Apontada como uma das maiores fontes da matriz elétrica brasileira, a energia solar já passou à frente das termelétricas a gás natural e biomassa, fazendo com que fique atrás apenas da energia hídrica e eólica.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a capacidade instalada da fonte solar fotovoltaica registrou um crescimento de 52,2% entre janeiro e outubro de 2022. De acordo com o levantamento, isso significou um salto de 13,8 GW para 21,1 GW.
A entidade também mostra que a fonte solar brasileira já trouxe ao país cerca de R$ 108,6 bilhões em investimentos, mais de R$ 28,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, além de gerar mais de 630 mil empregos acumulados desde 2012.
“Muitas pessoas passaram a entender que é um investimento em uma energia renovável e limpa, garantindo um bom negócio. Além disso, os consumidores estão mais conscientes em relação a gastos, fazendo que eles busquem por soluções que contribuam e ajudem a pagar menos, principalmente quando falamos sobre conta de luz”, comenta o CEO da franquia Getpower Solar, Victor Peixoto.
Primeiro ano com ótimos resultados
Aproveitando o bom momento do mercado de energia solar, a rede Getpower, conquistou ótimos números no seu primeiro ano como franquia e está com a expectativa alta para o ano de 2023.
“O ano de 2022 foi muito favorável para esse segmento, visto os aumentos nas contas de energia e também a mudança prevista na lei 14.300. Diante desse cenário, muitos clientes se anteciparam e decidiram fazer o projeto ainda neste ano para poder economizar na conta. Somado a isso, nos preparamos para expandir através das nossas franquias e também das formações da Academia do Sol, onde tivemos 1.800 alunos”, salienta Victor.
A marca irá fechar o ano com um faturamento total de R$ 55 milhões, registrando um crescimento de 123% comparado ao ano de 2021.
“Encerraremos o nosso primeiro ano no franchising com 25 unidades vendidas, ficando localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Também teremos novas unidades no começo de 2023, sendo quatro na capital paulista e uma em Niterói/RJ”, detalha o CEO da rede.
Expectativas altas para 2023
Após conseguir se consolidar na região Sudeste, a marca tem a intenção de expandir para o Norte e Nordeste.
“Para 2023, nós estamos com planos mais ambiciosos, sabendo que temos totais condições de conquistar. Pretendemos alcançar o número de 140 unidades e registrar um faturamento anual de R$ 150 milhões”, revela Peixoto.
Victor ainda conta que para o próximo ano a rede pretende lançar novas tecnologias para atender os alunos da Academia do Sol e os franqueados da Getpower. “Também vamos fazer o lançamento de um aplicativo para o nosso cliente final, para que ele consiga monitorar o seu sistema de energia solar.”
Apesar de ser um mercado em alta, o CEO da franquia de energia solar afirma que ainda há muito campo para ser explorado. “Quando comparamos as vendas e utilização da energia solar com os Estados Unidos e a Europa, percebemos que ainda estamos um pouco para trás, com isso, para o próximo ano vemos que será de muito trabalho a se fazer.”
Resultados durante a pandemia
Durante o auge da pandemia, muitas empresas tiveram que fechar as portas ou se mantiveram com dívidas. Mas com a Getpower esse movimento foi o oposto, conquistando bons resultados.
“No decorrer da crise sanitária muitos clientes residenciais aderiram ao projeto de energia solar, dado a necessidade de ficar em casa e com uma conta de energia que estava subindo constantemente. E após o momento mais crítico da pandemia, os comércios locais retomaram as atividades aumentando o nosso percentual sobre esse nicho”, finaliza Victor.