Gestão de óticas: conheça os oito erros mais comuns e saiba como evitá-los

Tony Cozendey, fundador da franquia Instituto Visão Solidária, IVS, aponta os maiores erros que podem comprometer o sucesso de óticas

Investir em uma franquia de ótica pode ser uma excelente oportunidade de negócio, considerando o crescimento do setor óptico no Brasil. Atualmente, 35,8 milhões de brasileiros usam óculos de grau, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E este número tende a aumentar nos próximos anos, diante dos problemas de visão causados pelo uso de telas de celulares.

Neste contexto, a venda de óculos e lentes se torna uma oportunidade rentável e com ampla cartela de clientes. Não por acaso, o setor ótico movimentou R$ 25 bilhões em 2024. Investir em uma franquia do segmento ótico pode significar uma conquista para aqueles que desejam prosperar no mundo dos negócios.

No recorte de franquias, o Instituto Visão Solidária (IVS) se destaca como uma rede do segmento ótico que em dois anos de franchising acumula 162 unidades franqueadas. Com um faturamento de R$ 55 milhões no último ano, a rede é considerada uma marca de referência pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que lhe concedeu recentemente o Selo de Excelência em Franchising 2025.

Para Tony Cozendey, fundador do Instituto Visão Solidária, IVS, administrar uma óptica exige uma visão integrada que garanta o sucesso do empreendimento. Deste modo, problemas de gestão podem ser fatais para um negócio com alta concorrência, observa Tony.

“É essencial fazer uma pesquisa de mercado completa, entender a reputação da franqueadora, planejar bem as finanças e separar rigorosamente as contas pessoais das empresariais”, aponta o empresário.

Investir em uma franquia de ótica pode ser um ótimo negócio, mas exige planejamento e dedicação. “Antes de dar o primeiro passo, empreendedores devem reforçar uma análise detalhada do mercado”, salienta o fundador do IVS.

Confira oito erros para evitar no segmento de óticas

Problemas de gestão podem acarretar prejuízos que comprometam a rentabilidade e a longevidade de óticas. Para que empreendedores entusiasmados com o mercado óptico evitem erros e aumentem as chances de sucesso nos negócios, garantindo bons resultados a longo prazo, o empresário Tony elencou quais são os piores problemas de gestão ao iniciar um negócio.

Saiba quais são os oito principais erros, segundo o fundador do IVS:

●       Falta de pesquisa de mercado

Um dos principais equívocos de empresários de primeira viagem é a falta de pesquisa de mercado. Abrir um negócio sem entender o público-alvo, a concorrência e as tendências do setor, reflete na tomada de decisões equivocadas. O uso de suposições ao invés de dados concretos pode dificultar uma empresa a atingir um bom posicionamento no mercado.

●       Não verificar a reputação da franqueadora

O suporte adequado e um modelo de negócio bem estruturado são diferenciais no cotidiano de empreendedores franqueados. Portanto, escolher uma franquia sem analisar seu histórico e reputação é um erro grave.

●       Falta de planejamento financeiro

Não calcular corretamente o investimento inicial e os custos operacionais necessários para iniciar um empreendimento é um problema recorrente que pode resultar em falência. A falta de capital de giro para sustentar o negócio nos primeiros meses, por outro lado, é um risco para endividamento.

●       Subestimar a complexidade operacional

Acreditar que gerir um negócio é simples e não se preparar para desafios é um erro de principiante. Muitos subestimam a complexidade operacional, desconsiderando os prejuízos que a falta de eficiência pode causar. Falhas na logística, na gestão de estoque, no atendimento ao cliente e nos processos internos podem aumentar custos que poderiam ser evitados com o planejamento prévio das operações.

 ●       Não investir na equipe e no treinamento

Não é preciso ser especialista em negócios para saber que funcionários despreparados comprometem a experiência do cliente, especialmente no setor de óticas. A baixa produtividade e erros operacionais de uma equipe desmotivada impactam diretamente o desempenho de um negócio.

●       Escolha inadequada do ponto comercial

Outro fator determinante para o sucesso de um empreendimento é a escolha adequada do local. Um ponto comercial mal localizado ou incompatível com o público-alvo pode reduzir drasticamente as chances de atrair clientes e gerar vendas. Sempre deve se observar se o custo do aluguel apresenta retorno proporcional.

●       Ausência de marketing local e engajamento digital

Atualmente, a presença online e estratégias bem definidas de marketing são essenciais para atrair e fidelizar clientes. Consequentemente, a ausência online reduz a visibilidade da marca. Empresas sem investimento publicitário têm dificuldade para atrair clientes. Como resultado, a falta de estratégias de divulgação diminui as chances de crescimento no mercado.

●       Misturar finanças pessoais e empresariais

Por fim, misturar finanças pessoais e empresariais é um erro comum que dificulta o controle financeiro e a tomada de decisões estratégicas. Manter contas separadas é fundamental para garantir a saúde financeira do negócio. A desorganização financeira dos lucros e despesas da empresa pode levar a, inclusive, problemas tributários.

Evitar esses erros pode aumentar consideravelmente as chances de sucesso de um empreendimento, tornando a gestão mais eficiente e sustentável.

Suporte contínuo impede que erros sejam cometidos

Para Tony Cozendey, o apoio de uma marca com credibilidade no mercado é uma das etapas mais importantes para o êxito de um empreendimento a longo prazo. Investir em uma franquia de óticas, como o Instituto Visão Solidária, significa receber todo o know-how necessário com uma rede sólida e reconhecida no mercado.

“O IVS oferece um amplo suporte aos franqueados, começando pela análise do ponto comercial para verificar fluxo de pessoas e adequação ao público-alvo, passando por treinamentos completos sobre gestão, atendimento e produtos ópticos, além de apoio financeiro”, destaca Tony.

A valorização dos franqueados é outro ponto de destaque da rede. Os erros citados por Tony são evitados pelo Instituto por meio de um ambiente contínuo de aprendizado oferecido pela Universidade IVS, plataforma online que distribui conteúdos exclusivos para franqueados e suas equipes. “A formação e atualização contínua fortalece ainda mais a base de conhecimentos dos franqueados, permitindo que todos fiquem por dentro das novidades do mercado, das tendências em produtos e das melhores práticas de gestão”, finaliza o empresário.