Gastronomia de rua em alta com Food Trucks

Ramo alimentício é um dos mais procurados pelos novos empreendedores. E sem dúvida uma das oportunidades mais recentes e promissoras que vêm despertando a criativade e mexendo com o sonho de muitos são os Food Trucks.

Food trucks nada mais são que espaços móveis que transportam, fazem e vendem refeições. Esta comercialização no Brasil, muitas vezes é feita através de lojas adaptadas em vans, pequenos caminhões ou kombis, por exemplo.

O modelo que inspirou este negócio veio dos Estados Unidos, mas especificamente de Nova York, um dos locais com maior quantidade de food trucks. Além de ser uma tradição norte-americana, as refeições móveis também estão presentes em outros países pelo mundo, até mesmo na França.

O grande sucesso que impulsionou a expansão dos food trucks se deu quando muitos chefs enxergaram neste negócio, uma oportunidade para oferecer mais que simples refeições nas ruas. Eles começaram a focar em refeições mais específicas, determinadas como gourmet e com isto atraíram mais atenção e abriram as portas para o sucesso do negócio.

Os pontos móveis então, passaram a ser considerados, verdadeiros restaurantes sobre rodas, com cardápios especializados e segmentados, focandon no bom gosto dos clientes, que passaram a acompanhar os roteiros de paradas dos food trucks, com a ajuda da divulgação em redes sociais.

A partir deste sucesso, começaram então a surgir mais e mais opções de refeições, cardápios diversos, promoções de eventos privados e públicos que se espalharam por várias cidades norte-americanas e canadenses como Toronto, Hamilton, Vancouver, Washington, D.C., New York, Austin, Houston, Los Angeles, San Francisco, Seattle, St. Louis, Calgary, e Tampa, até que chegaram a São Paulo e estão se espalhando por todo o país.

Uma das grandes comprovações do aumento deste tipo de atividades é o crescimento da procura por prestadores de serviços que são responsáveis pela adaptação de veículos para torná-los aptos para transportar cozinhas e condicionar adequadamente os alimentos.

A empresa Fag Brasil, por exemplo, indica que no primeiro semestre de 2014 a demanda já superou em 50% o resultado do mesmo período referente ao ano passado. Atualmente está sendo necessário dobrar os investimentos em mão de obra e estruturas. 

Ainda há poucos dados oficiais relatando sobre a expansão deste tipo de serviço, mas o crescimento das empresas especializadas em adaptação dos veículos, o aumento de feiras e eventos, a variedade cada dia maior de aplicativos e sites que informam sobre os itinerários e as diferentes opções de food trucks, o crescimento de modelos de franquias no segmento, os avanços na legislação em São Paulo para regulamentar e especializar a atividade em além de outros fatores apontam esta tendência como mais que promissora.

Se você está procurando uma opção de negócio gastronômico dinâmico, moderno e promissor, não pode deixar de considerar montar um Food Truck. Nesta semana você poderá conferir aqui mais dicas sobre como montar um negócio, legislação, oportunidades e muito mais.

Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter