Fusão entre Grupo Brasil Pet e Pet Booking amplia modelo descentralizado de gestão

O Grupo Brasil Pet, responsável pelas franquias Petland e Dra. Mei, agora traz para junto de suas operações a Pet Booking, plataforma de marketplace para agendamento online de serviços que vão de banho e tosa, consultas veterinárias a adestradores. A sinergia entre as empresas está apoiada em tecnologia, dados e gestão. Em cinco anos, a meta é atingir três mil lojistas e faturamento de R$ 1,5 bilhão.

A fusão faz com que toda a tecnologia da Pet Booking se integre aos serviços oferecidos para as pequenas lojas que fazem parte das redes Petland (petshops) e Dra. Mei (clínicas veterinárias). Os benefícios chegam tanto para o franqueado quanto para os consumidores. A Pet Booking iniciou as operações em 2016. Um dos acionistas da startup é a Bossa Nova Investimentos, maior Micro Venture Capital da América Latina, do investidor-anjo João Kepler.

“O lojista obtém uma agenda digital que oferece dados úteis na gestão do negócio – comenta o CEO do Grupo Brasil Pet, Rodrigo Albuquerque – é possível listar, por exemplo, quais são as raças de cães que estão marcadas para a semana, se há espaço na agenda, se é possível fazer uma promoção em um dia no qual o movimento está menor. Quando você precisa cruzar esses dados manualmente, é muito mais difícil. O nosso negócio é prestar serviço para o pequeno lojista, e essa fusão vai beneficiar a todos”. O banco de dados da Pet Booking tem mais de 17 mil lojas cadastradas.

Com essa base sólida, o próximo passo é ampliar a tecnologia não só para agendamento de banho e tosa, mas para auxiliar na gestão da loja inteira. “Ainda para 2020, ofereceremos um software de gestão para os petshops. Nosso objetivo é ampliar a inteligência de negócios dos pequenos e microempresários, fortalecendo todo o elo e ampliando nossa capilaridade”, afirma o CEO.

O plano é ter um sistema integrado para três mil pontos de venda, previsão do Grupo Brasil Pet para dezembro de 2025, levando em consideração as bandeiras Petland e Dra. Mei e as lojas que estão entrando no programa de afiliados. “Com esse tipo de alcance, você consegue uma inteligência logística descentralizada que empodera milhares de pequenas lojas de todo o país”, explica Albuquerque.

Programa de afiliados

Em 2020 o Grupo Brasil Pet criou o programa de afiliados que tem crescido em um ritmo de quase de uma loja por dia. Em apenas 80 dias de programa, 76 lojas se tornaram afiliadas.

Trata-se de um pacote de benefícios para lojistas com foco em conteúdo e gestão, além de uma agenda carregada de treinamentos online. O afiliado também pode vender online, ter acesso a ferramentas de marketing e uma reunião online mensal com o time de especialistas.

Para se tornar um afiliado o lojista não precisa mudar o nome da loja, que é identificada com um adesivo do programa. A ativação é feita 100% online e todo o processo de apoio e mentoria também é à distância.

A assinatura mensal custa R$ 389,00 com contrato de 12 meses, que pode ser rescindido a qualquer momento. Além disso, o afiliado com score de crédito acima de 80% poderá ter acesso ao Centro de Distribuição Logland, aos melhores preços e prazos de pagamento e comprar produtos de marca própria do grupo – Pet Choice.

O Grupo Brasil Pet também lança, no mês de julho, o PetPay, um banco digital próprio que ajudará a reduzir as taxas de cartão de crédito/débito e antecipar receitas dos franqueados e afiliados. De acordo com o CEO do grupo, a meta é atingir 330 lojas até o final do ano. Atualmente, são 191 lojas distribuídas em 21 estados do país.