Fundadora e CEO do Café Cultura, Luciana Melo está no seleto grupo das homenageadas na 27ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil, na categoria Winning Women. Há 20 anos, a executiva fundou em Florianópolis o Café Cultura com o foco em disseminar os cafés especiais pelo Brasil. Desde então, formou uma rede com mais de 40 unidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, servindo mais de 5 milhões de xícaras de café por mês. Recentemente, a rede chegou ao estado de São Paulo, onde planeja abrir 10 unidades até o primeiro trimestre de 2025.
A categoria Winning Women foi criada para reconhecer mulheres empreendedoras que passaram pelo programa e se destacaram por continuarem ativas na rede e se reinventaram como líderes após as mentorias, além de terem apresentado crescimento financeiro em decorrência do programa. Promovido pela EY, uma das maiores empresas mundiais de consultoria e auditoria, a cerimônia do Programa acontece no dia 12 de novembro, na Casa Giardini, na capital paulista.
Em sua trajetória, o programa já contou com a participação de mais de 200 empreendedoras à frente de empresas de diferentes portes, setores e regiões do país. A homenagem foi criada visando evidenciar histórias de sucesso do mundo do empreendedorismo feminino no país, além de reforçar o comprometimento da EY com a equidade de gênero e o impacto do programa às empreendedoras e seus negócios.
“É uma grande honra ser homenageada pelo Programa Winning Women. Desde 2004, construímos uma trajetória de sucesso no Café Cultura, e me sinto realizada ao ver o impacto que geramos na vida de tantas pessoas. Para mim, empreender é mais do que um negócio; é a chance de deixar um legado positivo e inspirar outros a fazerem o mesmo”, diz Luciana.
Além da categoria Winning Women, outros profissionais serão homenageados, seguindo as categorias Master, Emerging, Impacto, Executivo Empreendedor, Family Enterprise e Life Time Achievement. Cada categoria conta com 5 empresas, sendo uma delas a grande homenageada da noite. Os critérios para inscrição e participação foram: ter participado entre as classes 2013 e 2022, apresentar evolução financeira, o quanto participaram efetivamente do programa e o seu impacto em sua postura e capacidade de liderar como CEO.
O representante da categoria Master participará do EY World Entrepreneur Of The Year™, etapa global do programa, que ocorrerá em junho, em Mônaco. Criado em 1986, nos Estados Unidos, o programa tem o objetivo de homenagear os principais líderes empresariais do mundo de diferentes setores que se destacam na condução dos negócios. Com o sucesso internacional, a iniciativa desembarcou no Brasil em 1998 e, desde então, já foram mais de 400 brasileiros reconhecidos pelo programa da EY.
“São 27 edições homenageando executivos com carreiras consolidadas ou novos empreendedores do mercado. Valorizar e reconhecer esses homens e mulheres na sua trajetória faz parte da cultura da EY. Acreditamos que somos um meio para apresentar os negócios mais inovadores e as iniciativas sociais de maior impacto”, diz Raquel Teixeira, sócia-líder de EY Private LATAM e líder de programas como o Winning Women Brazil e Empreendedor do Ano.