Franquias visam expansão no interior dos estados brasileiros

A última pesquisa sobre a presença do setor de franquias nos municípios, divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) em outubro do ano passado, confirma a expansão das redes pelo interior dos estados brasileiros. De acordo com a ABF, onze cidades avançaram posições no ranking de número de unidades, entre 2017 e 2018.

Dado o movimento de interiorização do franchising, entre as onze que se destacaram, sete não são capitais (Campinas, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Sorocaba e Guarulhos (SP) e Niterói (RJ)). A presença das cidades de Campinas, São José do Rio Preto e Sorocaba, localizadas no interior de São Paulo comprova ainda mais o interesse das redes em ocupar as lacunas de mercado que existem no interior.

Lucas Atanazio Vetorasso, especialista em franquias e CEO do Grupo ATNZO, explica que a interiorização do setor teve início em 2016, segundo ele “O movimento de interiorização ocorre pela saturação de praças, mas também por entendimento de que há um ótimo campo a ser explorado em cidades menores, isto, em diversos segmentos.”.

A Rede de hamburguerias, Texans Burguers já conta com 12 franquias comercializadas e inaugurará hoje, a unidade de Monte Aprazível, cidade vizinha a São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que atualmente abriga aproximadamente 24.794 habitantes, conforme estimativas do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística).

A unidade já havia passado na semana anterior, por uma pré-inauguração, que de acordo com o proprietário, Luis Salles “foi um sucesso e superou as expectativas”. Salles pretende no dia da inauguração, para atrair a clientela, oferecer preço especial no Chopp.

O modelo de negócio que funcionará em Monte Aprazível é o Express, cujo foco da operação é o delivery e rotatividade. Com investimento de R$69.900,00, a modalidade demanda ponto comercial de 60 m². “O objetivo é oferecermos um modelo lucrativo, bem apresentável, com mix completo, mas com estrutura reduzida”, afirma Juliano Souza, idealizador da marca.

Atanazio também defende os negócios compactos e o acompanhamento do movimento de interiorização do franchising, “Nem sempre negócios gigantes em grandes metrópoles são o melhor negócio e, em um momento como o que vivemos, de expectativas de crescimento econômico, há uma grande diversificação de investidores querendo abrir, muitas vezes, o negócio de suas vidas. Além do que, desde que seja bem formatado, um negócio pequeno pode ser o pilar de sustentação de toda uma família. É este perfil de franqueado que buscamos quando realizamos a expansão para pequenos centros. O franqueado que vai operar vestindo não só a camisa, mas o uniforme todo da marca.”, explica o estrategista.

Marcelo Henrique, Gerente de Expansão da marca, afirma que o plano de expansão está sendo executado em todo o território nacional, pois a Texans Burguers conta com fornecedores homologados por todo o Brasil. “Nosso planejamento estratégico é de estarmos com uma 1 unidade em cada estado até o fim do ano e chegarmos ao número de 50 Unidades no total espalhadas pelo Brasil”, comenta.

Além da modalidade Express, a rede ainda disponibiliza os modelos de Food Truck, com investimento inicial de R$59.900,00 e Hamburgueria cujo investimento inicial é de R$ 149.900,00. A Texans oferece aos franqueados suporte operacional completo, auxiliando também nas áreas de gestão, comercial, jurídica e de marketing.