Franquias Verdes: Saiba como aumentar a consciência ambiental do seu negócio

Preocupação com o meio ambiente é uma realidade que não deve ser tratada como modismo, mas sim como necessidade. Com o aumento da população mundial e diminuição de recursos naturais disponíveis que são essenciais para a vida na Terra, as pessoas precisam agir cada dia mais eficientemente para garantir recursos para as próximas gerações.

Este assunto vem sendo discutidos por autoridades mundiais há tempos e nesta terça 23 de setembro, um encontro entre autoridades mundiais promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, tem como objetivo tratar sobre medidas que possam reduzir a geração de carbono e sua interferência no meio ambiente e as consequentes mudanças climáticas causadas na maioria das vezes pelas interferências da poluição.

Dados divulgados recentemente indicam que a emissão de carbono na China atingiu níveis extremamente alarmantes. Em 2014 foram emitidos e despejados no meio ambiente mais de 40 bilhões de toneladas. Como forma de protesto nesta semana já ocorreram diversas marchas e manifestações em cidades como Nova York, Berlim, Paris e Melbourn.

Seguindo esta tendência, as empresas também vêm buscando opções de se tornarem mais verdes, ou seja, atuar de forma equilibrada com o meio ambiente. Até mesmo as franquias estão participando desta campanha.

É possível tornar sua franquia verde participando do Programa Franchising de Baixo Carbono. Neste programa, as redes são orientadas a inventariar as emissões de carbono geradas por suas atividades e assim podem traçar um plano de ação para otimizar a utilização de seus recursos em consonância com as necessidades do meio ambiente.

A compensação para otimizar a emissão de gases pode ser feita com o plantio de árvores nativas para recuperação das matas. O custo médio do processo de compensação de uma tonelada de CO2 é aproximadamente de R$25,00.

Confira 10 dicas para tornar sua Franquia Mais Verde

1- Estimule a carona solidária entre seus colaboradores

2 – Prefira utilizar papel reciclável e imprimir frente e verso nas folhas

3 – Desligue o ar condicionado e computadores quando fora de uso

4 – Busque “alianças verdes”, fornecedores, parceiros, produtos e serviços com a mesma consciência ambiental

5-  Comece a dar atenção aos resíduos gerados pela sua empresa, dê tratamento adequado, faça descarte inteligente e realize coleta seletiva.

6- Esqueça as lâmpadas incandescentes e prefira as de luz frias em todas as suas instalações

7- Prefira utilização de notebooks ao invés de desktops

8- Poupe em viagens exclusivamente para realizar reuniões investindo em video conferências.

9- Faça reanálises periódicas para rever ações que gerem economia, envolva os colaboradores na decisão, opiniões e iniciativas coletivas devem ser bem vindas.

10- Pesquise sempre sobre novidades em serviços ambientais e utilização eficiente de recursos.

Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter