Muitos brasileiros sonham em ter o próprio negócio, ser o próprio chefe, produzir a própria renda. Mas para isso é necessário planejamento e manter sempre os pés firmes no chão, pois não basta só sonhar, é necessário encontrar um trabalho que dê prazer, bem como um faturamento bacana.
Por isso, feiras de franquias são uma boa opção para quem está em dúvida ou querem conhecer de perto uma rede. A visita em uma feira é interessante, pois possibilita que o investidor interessado tire dúvidas sobre a operação, gestão e suporte do negócio. De 27 a 29 de setembro ocorrerá a Expo Franchising ABF Rio, um dos dez maiores eventos de franquias do mundo.
Marcas estarão expondo suas franquias ao público com investimento baixos, além de negócios que exigem investimentos acima de R$1 milhão. Assustou-se com o valor? Saiba que os negócios que requerem investimentos elevados possibilitam um faturamento também alto, o que acaba se tornando um negócio ainda mais certeiro para quem busca esse retorno.
Para quem ainda está em dúvida se acredita ser o momento certo para abrir um negócio, somente no primeiro semestre deste ano, o setor de franquias cresceu 6,8%, e no acumulado de 12 meses, a alta foi ainda maior: 7,4%, alcançando mais de R$168 bilhões, segundo recente dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Já no segundo trimestre de 2018, o mercado de franquias no Rio de Janeiro cresceu 13% em número de marcas, em comparação com o mesmo período de 2017. Ao todo, segundo a ABF, há 716 marcas em operação no Estado, o que representa o segundo maior mercado de franquias do país.
Alimentação fora de casa
O setor de alimentação é um dos mais fortes da economia brasileira e também lucrativos que existe, já que trata-se de uma necessidade do ser humano de se alimentar. Somente no segundo trimestre deste ano o segmento cresceu 9,7%, segundo a ABF.
O brasileiro está cada vez mais mudando o seu hábito de alimentação e procurado consumir produtos fora do lar. De acordo com dados do IBGE, 34% das pessoas gastam com alimentação fora de casa e desembolsam em média 25% da renda em refeições fora do lar. “Se trata de um segmento em expansão e procurado durante o ano todo. Somente as pizzarias, por se tratar de um dos alimentos mais consumidos no Brasil, acaba se tornando um ótimo negócio para quem busca empreender neste segmento”, afirma Henrique Mol, diretor executivo da Fórmula Pizzaria.
A Fórmula Pizzaria possui investimento mais acessível entre as demais concorrentes, além de oferecer quatro modelos de negócio: Delivery, com investimento inicial de R$145 mil e lucro líquido mensal de 17% do faturamento; Delivery + Mesas com valor de investimento de R$165 mil e faturamento bruto médio mensal de R$90 mil e prazo de retorno entre 24 a 36 meses; Express, com investimento de R$290 mil e faturamento bruto de R$80 mil; Satélite com valor de investimento de R$380 mil e faturamento bruto médio mensal de R$50 mil. O lucro líquido pode chegar a 30%, com prazo de retorno entre 12 a 24 meses.
A rede tem como foco principal a agilidade na entrega do produto. Como os pedidos podem ser feitos no balcão da loja, telefone ou pelo próprio site, 85% dos pedidos chegam com menos de 30 minutos na casa do cliente. Inclusive, a pizza ou calzone levam em média 7 minutos para assar, ou seja, há uma rotatividade muito grande de pedidos, sem ficar esperando horas pelo consumo do produto.
Atualmente a Fórmula Pizzaria conta com 13 unidades em operação, sendo a maior rede de franquias de pizzarias em número de unidades em Belo Horizonte (MG) – cidade berço da marca. Recentemente a franquia inaugurou sua primeira unidade em solo carioca, em Volta Redonda. “Foi a melhor abertura em resultados financeiros da rede, com isso, queremos aproveitar o grande potencial para novas unidades na região”, ressalta Mol sobre a unidade em Volta Redonda.
A rede projeta após a Expo Franchising ABF, fechar acordo com mais um investidor interessado na marca no Rio de Janeiro ainda este ano. De acordo com a ABF, o segmento de alimentação é o que mais concentra número de unidades no Rio de Janeiro e representa 32,8% das franquias ativas.
Beleza feminina
Cada vez mais não tendo tempo para cuidar de si, as mulheres economicamente ativas procuram por serviços express, rápido e seguro, já que não abrem mão da beleza.
E porque não investir em um modelo que ofereça os serviços mais procurados de estética em um único ambiente? É o que oferece a rede SUAV (especializada em cuidados femininos), a franquia oferece serviços de depilação, design de sobrancelha, esmalteria e fotodepilação.
Criada em 2010, após aperfeiçoamento dos serviços, que inclusive conta com cera exclusiva da marca, a rede acaba de completar um ano no franchising e soma 10 unidades operando por Minas Gerais e João Pessoa (PB). Ainda este ano a marca inaugurará as duas primeiras unidades da rede na cidade do Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu.
“Com a instalação da marca no estado iremos trabalhar a expansão na qual acreditamos no potencial que a cidade oferece, principalmente áreas acima de 50 mil habitantes”, avalia Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV. Somente o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar representa 17% das unidades instaladas no Rio de Janeiro.
A SUAV oferece cinco modelos de negócio com investimento inicial a partir de R$69.900. O faturamento do franqueado poderá chegar a R$70 mil, conforme o modelo de negócio.