Segundo dados obtidos por meio de uma pesquisada realizada e divulgada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), a maioria dos jovens que empreendem no Brasil (cerca de 64% deles) é do sexo masculino, com idade entre 26 e 30 anos, possui curso superior completo, prefere abrir empresa no segmento de serviços, emprega até nove funcionários, utiliza as redes sociais como um dos meios de conexão com o mundo dos negócios e fatura entre R$ 60 mil e R$ 360 mil ao ano – faturamento bruto da empresa.
Apesar de serem números positivos, Wagner D ´Almeida, diretor da Global Franchise Latin America, que integra uma das principais consultorias em franchising do país, com mais de 300 marcas nacionais formatadas e quase 50 estrangeiras trazidas ao Brasil, indica que o investimento em redes de franquias figura como uma oportunidade para se obter bons lucros, que podem chegar até mesmo ao dobro obtido por negócios semelhantes na média nacional. “São inúmeras as marcas que buscam franqueados com menos idade, pois o jovem trás mais garra, energia e criatividade. Além disso, dependendo do perfil do produto e dos serviços oferecidos, essa combinação pode proporcionar um faturamento muito maior. Além disso, por serem formatadas e padronizadas, elas disponibilizam todo o suporte para facilitar o aprendizado de se gerenciar um negócio, permitindo assim que este novo empresário atinja um crescimento contínuo”, explica. Para os interessados que acreditam que aderir ao franchising sai mais caro do que começar sozinho, ele avisa: “ Negócios independentes têm cada vez mais dificuldades de sobreviverem e apresentam índices de mortalidade muitos altos, cerca de 85% nos primeiros 24 meses. Enquanto que os sistemas de franquias apresentam um índice de insucesso de abaixo de 10%, o que significa uma excelente opção de investimento. Existem boas oportunidades de franquias exigem investimento abaixo de R$ 70 mil e que proporcionam um retorno bastante interessante, especialmente quando se há dedicação e comprometimento”. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) a taxa de mortalidade de franquias com investimento total até R$ 80 mil caiu de 15% em 2013, para 8,5% em 2014.
Conheça três redes que estão em busca de jovens empreendedores e proporcionam faturamento acima de R$ 60 mil ao ano:
2be Study – rede de agências com foco em intercâmbio educacional e cultural eleita a segunda melhor rede de agências do ramo no mundo (Premier Agency Business Awards – 2014). Se tornou franquia ao fim de 2013, possui unidades no Brasil, além de mais três em outros países.
Master House Manutenções e Reformas – rede de franquias especializada em serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura, gesso e drywall, impermeabilização e montagens, com unidades em diversos estados brasileiros.
Sr. Computador – no mercado desde 2012, a rede é especializada em manutenção e implantação de tecnologia da informação (TI) voltada para demandas domésticas e corporativas. Atualmente, conta com unidades franqueadas em quase todos os estados do Brasil.
Mariana Alves – Trivia Comunicação
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!