Franquias mais enxutas, como as microfranquias, estão sendo atraídas para cidades pequenas e médias para expandir suas redes

Em um cenário de pandemia e alta taxa de desemprego, muitas pessoas buscam uma forma mais barata de empreender. Nesse sentido, tem aumentado a procura por microfranquias, conhecidas por serem franquias mais acessíveis, com valores de investimento a partir de R$ 6 mil. Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem 562 redes de microfranquia no país, sendo 63% com foco somente no modelo e 37% mistas (que contam também com o formato tradicional).

Para expansão das microfranquias, uma das estratégias adotadas foi a interiorização, tendência que já vinha ganhando força no setor nos últimos anos. Por ter baixo custo, não se torna um problema em cidades com menos demanda. O estudo “Estimativas da População – 2021” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem informações de todos os 5.570 municípios brasileiros, reforça a importância da interiorização. O levantamento mostrou que 67,7% dos municípios (3.770) têm menos de 20 mil habitantes e concentram 14,8% da população, com 31,6 milhões de habitantes.

Qual a diferença da franquia tradicional para microfranquia?

A única diferença da microfranquia em relação às franquias tradicionais é o valor de investimento. Embora muitas microfranquias operem no formato home based, sem a necessidade de ponto comercial ou estoque, isso não é obrigatório e algumas microfranquias também contarão com lojas ou sedes físicas. Para determinar o valor, a ABF utiliza como padrão a quantia de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do país), além da inflação. De resto, as microfranquias são exatamente iguais e precisam seguir as mesmas regras de uma franquia tradicional, com entrega de circular de oferta, suporte e treinamento por parte das franqueadoras.

ACQIO

A Acqio é uma fintech brasileira que atua como adquirente, desenvolvendo soluções de pagamento para pequenos e médios empreendedores. Fundada em 2014 no Porto Digital, em Recife (PE), atua no modelo de franquias desde 2015. A empresa tem forte atuação em cidades de médio e pequeno porte. No entanto, também está presente nas capitais. A empresa hoje está em mais de 2.500 municípios no Brasil.

Valor da franquia: Investimento de R$ 8 mil.

PREMIAPÃO

Especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão que conecta marcas diretamente ao público-alvo, a rede com atuação home based e, recentemente, lançou um modelo de franquias para cidade de até 50 mil habitantes.

Valor da franquia: Investimento a partir de R$ 6 mil.

SPA EXPRESS

A SPA Express é uma microfranquia de saúde e beleza em domicílio. Entre os serviços oferecidos estão massagens, limpeza de pele e drenagem linfáticas. Com 46 unidades franqueadas, em 2021 a rede faturou R$ 4,5 milhões. Com modelo de negócio home based, o foco são cidades abaixo de 300 mil habitantes.

Valor da franquia: Investimento a partir de R$ 37.335 mil.

MANIA DE PASSAR

Microfranquia de passadoria de roupa. A rede atua no formato home based com o sistema “Leva e Traz”. O cliente contrata o serviço por assinatura mensal, ou seja, semanalmente o franqueado busca as roupas limpas na casa do cliente, faz toda conferência, higienização, passadoria e embalagem.

Valor da franquia: Investimento a partir de R$ 14.800 mil.