Franquias investem em clubes de assinatura e cashback para gerar receita recorrente e fidelização de clientes

Do setor de alimentação à moda infantil, os programas de recompensa são apostas para aumentar o fluxo de clientes e as vendas

Tendência no mercado internacional, os serviços de clubes de assinatura e cashback caíram no gosto dos brasileiros. Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), os clubes de assinatura movimentaram cerca de R$ 1 bilhão na economia brasileira. Já no quesito recompensa em dinheiro, de acordo com a plataforma Cuponomia, o mercado de cashback movimentou R$ 11 bilhões em 2022, resultando o acréscimo de 10% em relação a 2021. Seguindo este movimento do mercado, marcas que atuam no franchising têm apostado nestes tipos de serviços para atrair clientes, gerar receita recorrente, movimentar as operações físicas das empresas e promover a fidelização.

Esta é a proposta da Água Doce Sabores do Brasil. A rede, que está no mercado de Food Service há 33 anos e conta com 80 operações, lançou um programa de recompensa em 2023. Com objetivo de incentivar o retorno dos clientes para os restaurantes da marca, o Água Doce +, como é chamado o serviço de cashback da marca, beneficia os consumidores com até 10% do total da compra cadastrada em uma das unidades como desconto em uma próxima visita. O benefício pode ser utilizado em qualquer ponto de venda da rede inspirada na culinária brasileira. O programa também é integrado ao serviço de delivery, não sendo aplicável em taxas adicionais de plataformas de entregas. Segundo o diretor de franquias da empresa, Júlio Bertolucci, a iniciativa permitirá um crescimento de 10% nas vendas dos estabelecimentos.

Já no segmento varejista de moda, os programas voltados aos consumidores são mais comuns e uma estratégia de fidelização. Na Calçados Bibi, por exemplo, o giftback da marca, que é a maior do segmento de calçados infantis no Brasil com mais de 130 operações, permite ao cliente um resgate de 15%* do total das compras realizados em uma unidade física da rede. Com um prazo de 90 dias, o consumidor pode utilizar o crédito para obter um desconto na próxima compra efetuada na mesma loja. Lançada no primeiro semestre de 2023, a empresa prevê um crescimento de 10% a 20% na receita lojas da rede em território brasileiro. De acordo com Camila Kohlrausch, diretora de marca e varejo da empresa, o giftback permite aproveitar uma oportunidade de aumentar a frequência de compra dos clientes, atrair novos consumidores e gerar recorrência estimulada por incentivos de fidelização. *consulte condições

Também representante do setor varejista voltado para moda infantil, a Milon criou o Clube Milon com cashback em 2019. De acordo com a franquia, mais de 40 mil pessoas fazem parte dessa iniciativa atualmente. Destinado às compras em lojas físicas, o programa proporciona 10% de retorno em cupons fiscais acima de R$ 300. Além do cashback, o Clube Milon permite aos clientes cadastrados ter acesso às ações promocionais com antecedência. Com o projeto de recompensa, a empresa observou um crescimento no faturamento em torno de 15% em 2022. Além disso, visando fidelizar os consumidores, o serviço possibilitou o aumento de recorrência nas mais de 100 lojas da rede no Brasil. Segundo Claudinei Martins, diretor executivo comercial e marketing do Grupo Kyly, empresa detentora da Milon, a criação do cashback foi essencial para adequar a marca aos novos hábitos de consumo e demanda do Varejo. O programa permitiu o retorno com mais assiduidade dos clientes, benefícios em compras e aumento de faturamento das operações.