Em consequência das paralisações, muitas portas se fecharam devido à pandemia do Covid-19 fazendo com que muitas pessoas decidissem seguir um caminho oposto, optaram por buscar novas oportunidades e abrir seu próprio negócio.
Segundo relatório de Desempenho de Franchising realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising – houve um registro de crescimento de 3,2% no formato de franquias home based em 2021. As unidades franqueadas nesse modelo de operação representavam 10,3% das franquias do mercado no primeiro trimestre deste ano.
Um cenário que reflete a boa adaptação na adoção desse modelo de negócio pelo público com tendência de crescimento neste formato. O modelo chama atenção por seus benefícios como economia no transporte, pois não precisa se locomover; não tem necessidade de alugar um local; e o empreendedor pode ter mais tempo para organizar as demais tarefas pessoais. O modelo também proporciona uma simplicidade de gestão, menor número de funcionários e maior controle de qualidade de serviço. Mas o que faz o negócio ser sucesso é o suporte oferecido pelas franqueadoras.
Suporte ao franqueado home based
Abrir um negócio hoje vai muito além de ter capital para início de investimento. Ter um planejamento ajuda a gerar dinamismo para amadurecer a ideia de quem sonha em empreender. Para obter êxito nesse caminho de negócios, é necessário o auxílio de um suporte como é o caso das franquias, que buscam sempre proporcionar o sucesso ao investidor efetuando uma jornada de acompanhamento desse franqueado desde sua fase inicial de negociação até o suporte contínuo durante a operação.
“O papel do franqueador é gerar suporte para que o franqueado realize as metas trabalhadas com assertividade. Transmitimos todo o conhecimento necessário e fornecimento de ferramentas para o alcance do sucesso”, explica Carolinne Coutinho, co-fundadora e diretora de operações da rede de franquias Monitorias Reforço Escolar.
A Monitorias Reforço Escolar, que iniciou sua expansão em 2020 por meio do franchising, vê a importância do suporte como um dos canais de atendimento ao franqueado que não pode ser ignorada, pois quando o investidor adquire uma franquia entende-se que ele está comprando um negócio pronto toda uma experiência já estabelecida.
“É realizado todo um preparo para que o negócio seja passado para o franqueado poder administrar de forma com que não tenha muitas dúvidas e prejuízos, tudo deve estar pronto e adequado para a operação. Ou seja, independentemente do formato do modelo de negócio, seja ele home based ou não, o franqueado precisa ter um suporte em todas as áreas de abrangência da unidade”, salienta Carolinne.
Em geral, as franquias home based trazem tarefas para os franqueados fazerem divulgações e vendas, sendo os primeiros meses difíceis no quesito de entender as responsabilidades e organização para conseguir sanar essas dificuldades. Normalmente, o perfil de pessoas que mais procuram esse modelo de negócio são empreendedores, pessoas persistentes, comunicativas, com tempo para se dedicar ao negócio e que tem afinidade com a área de atuação.
Contato full time é diferencial da rede
A Monitorias possui canais de comunicação que estão disponíveis full time para que o franqueado tire dúvidas por meio de uma plataforma interativa, masterclasses e atendimento personalizado. São mais de 10 horas de treinamento gravado dentro da plataforma do franqueado, contando também com acesso a diversos manuais com todo passo a passo dos processos administrativos. Semanalmente acontecem encontros entre a rede onde são tratados assuntos rotineiros de vendas, comercial e marketing, sendo este um momento para os franqueados dividirem experiências positivas entre si.
“Todas essas ferramentas podem ser acessadas 24 horas por dia. Nosso objetivo é que o franqueado tenha a resposta para a sua dúvida imediatamente, por isso potencializamos nossa comunicação também com grupo no whattsapp e Telegram e mensalmente realizamos um encontro de Reciclagem onde recapitulamos processos da rede e também abordamos as tendências do mercado no nosso segmento, sempre visando o sucesso do franqueado na ponta”, salienta Carolinne.
Já para os novos franqueados é feita uma Masterclass especial de boas-vindas, tendo como objetivo explicar todos os primeiros passos do caminho do sucesso apresentando detalhadamente a plataforma para quem está iniciando na rede.
Após esse primeiro contato são agendadas mentorias individuais com um dos especialistas da rede direcionadas às necessidades de cada franqueado. Essas orientações personalizadas ajudam a identificar prioridade a partir de estatísticas (KPIS), podendo também entender e sanar as necessidades através de chamados via plataforma.
Investimento certeiro para quem quer trabalhar com educação
O modelo de negócio Monitorias é de fácil operação com atuação 100% home based trabalhando na sondagem de novos alunos por meio de divulgação de marketing, realização de vendas, agendamento de aula e acompanhamento, pós venda e renovação da compra desses alunos.
O investimento inicial total do modelo (taxa de franquia + capital de giro) é de R$ 7.990 com faturamento bruto médio mensal de R$ 16 mil com retorno estimado de 5 a 7 meses.
A rede possui 31 unidades ativas sendo 1 própria na Grande São Paulo e o restante franqueadas nos Estados de Goiás, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal.