Em 2023, o mercado brasileiro de franquias faturou mais de R$ 240 bilhões, segundo pesquisa divulgada neste ano pela Associação Brasileira de Franchising. O segmento de tecnologia cresceu 11,6%, se comparado ao ano anterior; assim, investir em empreendimentos do setor tem sido uma alternativa para aqueles que querem iniciar ou evoluir seu leque de franquias, e buscam estar lado a lado com as tendências de um mercado aquecido. Só no Brasil, o investimento no setor (software, hardware e serviços) alcançou US$ 50 bilhões ao longo de 2023, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).
Igualmente aquecidas estão as franquias em educação, que cresceram 9,7%, aponta a mesma pesquisa. Para Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, rede de tecnologia e inovação, unir as duas coisas neste momento pode ser promissor. A marca, por exemplo, cresceu de 15 a 90 franquias depois de ser adquirida pelo CNA+. “Empreender no setor de tecnologia é uma oportunidade de transformar a realidade do nosso país, pois a tecnologia empodera e tem o poder de mudar a sociedade. Quando esse empreendimento está ligado à educação de jovens, o impacto é ainda maior, pois estamos formando uma geração que vai mudar o nosso país”, comenta.
O diretor aponta algumas dicas e reflexões para quem quer navegar neste segmento. Confira:
Escolha um nicho de tech em alta
Com a tecnologia presente em todas as áreas, existem diferentes nichos a serem explorados em franquias. Seja produtos de hardware, software, serviços e até educação, o importante é escolher o caminho que atrairá clientes, mas principalmente que se manterá relevante ao longo dos anos.
Uma das opções em alta é, de fato, o nicho de educação em tech. “O mercado de tecnologia está num ciclo de grande crescimento e quem aproveitar a oportunidade logo no começo colherá os melhores frutos”, destaca Nóbrega. Entre os diversos níveis e temas ensinados, as disciplinas de programação e robótica são as peças-chave na sociedade cada vez mais tecnológica. Esse tipo de negócio conversa com diferentes frentes: o mercado de trabalho, a conexão com tecnologias emergentes e, em algumas redes, a formação de jovens. Tais pilares são cruciais hoje em dia e é a forma com que diversas franquias, como a Ctrl+Play, atuam há décadas.
Analise seu investimento
Com a escolha do nicho, entenda sobre a lucratividade e os planos de expansão da franquia antes de tomar uma decisão. Crie uma margem para o capital de giro que seja suficiente até tornar o negócio rentável, e planeje cenários possíveis para entender se está preparado para essa jornada. Nessas horas, ter a mão de um contador e um advogado, entre outros especialistas, é fundamental.
“Por mais que a coragem e a ambição de iniciar um novo negócio sejam incentivadas, é importante manter os pés no chão e ser cauteloso com as questões financeiras”, explica Henrique. “O perfil comercial do franqueado é crucial. Não se pode comprar uma franquia esperando que funcione como uma ação na bolsa, onde você compra e apenas espera. Em uma franquia, o franqueado de sucesso precisa se envolver diretamente com a operação; o famoso ‘barriga no balcão’ é que faz a diferença”.
Considere empreender em cidade pequena
Ainda que a tecnologia seja um caminho frutífero para investir, é provável que cidades pequenas ainda não contem com esse tipo de negócio. Por isso, empreendedores de regiões menores não devem se sentir desestimulados, muito pelo contrário; é uma grande oportunidade de trazer inovação para a cidade, além de enfrentar pouca ou nenhuma concorrência por ser um dos únicos a oferecer o serviço.
A busca por empresas que entregam um serviço de qualidade não se limita aos grandes centros. Moradores de regiões menores também querem usufruir de negócios diferentes, interessantes e que cumprem com o que vendem. No caso de franquias de educação e tecnologia, há também a vantagem de ser um impulsionador do futuro profissional dos alunos. Isso vai gerar a prova social da sua franquia e abrir portas para novos negócios na região.
Conte com boas parcerias
Para explorar opções de negócio em tech, é importante ressaltar que os empreendedores não precisam ter formação nesse setor. Basta ter disposição em aprender sobre esse universo e para evoluir conforme o mercado também cresce. Ainda assim, é importante avaliar se o grupo da franquia oferece suporte — treinamentos, manuais, orientação — durante a gestão.
Tão importante quanto o auxílio da franqueadora é ter por perto especialistas da área que orientem e contribuam com as competências de tecnologia. Eles podem ser as figuras que ficarão antenadas nas tendências e novidades e, assim, ajudar a inovar nos negócios.