As vendas online de vinhos da Grand Cru triplicaram esse ano, mesmo com a crise devido a pandemia. E no retorno gradativo do mercado, a Grand Cru não parou o plano de crescimento através de franquias. Estão previstas ainda em 2020 a abertura de 15 novas lojas e mais 35 “O faturamento mensal das franquias Grand Cru variam de R$ 100mil a R$ 600mil (média mês), dependendo do formato, tamanho, cidade, localização. O consumidor que entra no vinho não volta, ele se mantem nesse segmento e tende a se especializar e entender, conhecer mais da bebida. O vinho é um produto ligado a eventos, comemoração, lifestyle sofisticado e se mostrou resiliente a uma crise de pandemia”, diz o gerente de expansão e franquias da empresa da importadora Grand Cru, Heitor Soubihe.
Com o objetivo de alcançar mercados potenciais geograficamente e economicamente, como cidades do interior e de menor população, a importadora lança a franquia Light. “Até o fim desse ano, iremos inaugurar mais 11 lojas: Itaim, Shopping West Plaza (ambas em São Paulo), Em Palmas – TO; no Grande ABC paulista, Rio de Janeiro e realizamos também o repasse de sete lojas próprias para franqueados”, diz Heitor
O novo modelo é mais compacto (área em torno de 30m2) e tem investimento menor se comparado a uma loja padrão da rede. O projeto arquitetônico das novas lojas foi desenvolvido pela agência Dezoito Arquitetura. Tem layout moderno e conceito mais convidativo para atingir todos os perfis de consumidores de vinhos. O estoque inicial também é mais adequado ao novo negócio e há outro grande diferencial: os preços dos vinhos no portfólio apresenta opções a partir de R$49,90. “O número de pessoas interessadas em ser fraqueado Grand Cru está alto. Muita gente querendo saber informações e detalhes sobre a rede, então acreditamos que esse novo modelo será um sucesso”, ressalta o executivo.
O investimento inicial total da loja é estimado em R$300 mil, cerca de 50% mais baixo se comparado a loja padrão, apresentando assim um retorno de investimento mais rápido, entre 24 e 36 meses. O apoio ao franqueado é completo. Desde a procura da melhor localização para montar a loja até o dia a dia após a abertura do negócio.
“Realizamos também o repasse de sete lojas próprias para franqueados, isso quer dizer que quem já franqueado acaba se interessando em adquirir mais franquias da rede, ou seja, é um negócio lucrativo, caso dos franqueados do Shopping D&D, Jardim Sul, Santos, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba”.
Na pré-inaugurarão há a assessoria na escolha do ponto; Projeto Arquitetônico; Apoio na implantação da unidade; Treinamentos iniciais; Apoio na contratação da equipe e no Software de Gestão.
Pós Inauguração, o apoio segue com Treinamentos e Reciclagens; Fornecimento dos produtos; Suporte na gestão de compras e estoque; Apoio de marketing; Supervisão Comercial contínua e Plano de Crescimento dentro da rede.
Características que atraem investidores e profissionais apaixonados por vinhos que querem montar um negócio do segmento. Afinal, o aumento da importação de vinhos no Brasil nos últimos 10 anos foi de 107%, muito maior que de outras categorias.