Opção de negócio – case, crescimento, oportunidade, vinhos

Mercado de importação de vinhos cresce 5% nos primeiros cinco meses do ano

Com crescimento de mais de 40% em 2019, chegando a quase 80 lojas em todo o Brasil, a Grand Cru tem sólida atuação multicanal, com franquias e operações próprias, e-commerce, clube de vinhos e distribuição trade. Mesmo com a crise devido à pandemia de Covid 19, a importadora prevê a abertura de mais 10 unidades em novas praças neste ano. É o caso de Palmas, Goiânia, Maringá, Juiz de Fora, e outras regiões com grande potencial. Tudo isso devido ao crescimento do mercado do vinho em tempos de pandemia. Segundo pesquisa realizada pela Ideal Consulting, a importação de vinho nos primeiros cinco meses do ano de 2020 no Brasil aumentou 5% em volume, somando 43 milhões de litros.

Com faturamento de até R$300.000/mês por loja franqueada, a marca Gran Cru é uma das melhores opções de negócios para quem quer retorno de investimento no mercado de vinhos, uma vez que, mesmo com a crise, o consumo de bebidas aumentou no primeiro semestre de 2020.  Detalhe: grande parte dos franqueados da rede possui mais de uma loja como é o caso dos franqueados de Campinas e Rio de Janeiro com 4 franquias cada um, Maceió com lojas também em Salvador totalizando 3 unidades sob gestão do mesmo franqueado, dentre vários outros franqueados com mais de 1 unidade, o que reafirma o potencial deste modelo de negócio. “O número de pessoas interessadas em ser fraqueado Grand Cru está alto. Muita gente querendo saber informações e detalhes sobre o negócio”, diz Heitor Soubihe, gerente de expansão e franquias da empresa.

O executivo ainda ressalta que há um potencial grande no mercado de vinho. “O consumidor que entra no vinho não volta, ele se mantem nesse segmento e tende a se especializar e entender, conhecer mais da bebida. O vinho é um produto ligado a eventos, comemoração, lifestyle sofisticado e se mostrou resiliente a uma crise de pandemia”, ressalta Heitor.

História e números

Fundada em Buenos Aires em 1998, a Grand Cru chegou ao Brasil em 2002, com foco na importação de vinhos argentinos e de grandes vinhos de Bordeaux. Desde então, a empresa foi conquistando espaço no mercado com seu jeito arrojado de se posicionar, perfil dinâmico que norteia cada negócio bem sucedido da marca. Entrou no mercado de franchising em 2004.

Atualmente, a empresa é considerada a maior importadora e distribuidora especializada em vinhos da América Latina. Está presente em 19 estados brasileiros em 39 cidades. São 46 lojas de rua, 28 em shoppings, 1 no aeroporto de Congonhas, 22 lojas com restaurante, 36 lojas com wine bar, 24 lojas puras e 3 quiosques. Números que só tendem a crescer.

Modelo de negócio

Um modelo de negócio que vem fazendo sucesso devido a alguns fatores: portfólio com vinhos de altíssima qualidade, preços atraentes, marketing assertivo de campanhas e promoções, atendimento feito por profissionais qualificados, estudo detalhado para cada ponto inaugurado e muita dedicação por parte de todos os profissionais da Grand Cru. Tanto que em 2019 a empresa fechou o ano com 52 lojas franqueadas (aumento de 68%) e 27 lojas próprias (aumento de 32%).

Para o próximo ano, a começar já nesse semestre, a expectativa é de crescer para: 100 novas lojas e 25% de crescimento. Lojas espalhadas por todo o Brasil, de Porto Alegre a Manaus.

Características que atraem investidores e profissionais apaixonados por vinhos que querem montar um negócio do segmento. Afinal, o aumento da importação de vinhos no Brasil nos últimos 10 anos foi de 107%, muito maior que de outras categorias.

O apoio ao franqueado é completo. Desde a procura da melhor localização para montar a loja até o dia a dia após a abertura do negócio.

Na pré-inaugurarão há a assessoria na escolha do ponto; Projeto Arquitetônico; Apoio na implantação da unidade; Treinamentos iniciais; Apoio na contratação da equipe e no Software de Gestão.

Pós Inauguração, o apoio segue com Treinamentos e Reciclagens; Fornecimento dos produtos; Suporte na gestão de compras e estoque; Apoio de marketing; Supervisão Comercial contínua e Plano de Crescimento dentro da rede.

O modelo de franquia Grand Cru ainda pode ser associado a operações gastronômicas como Wine Bar e Restaurantes. Desta forma, são 4 os modelos de negócios disponíveis:

– Loja

Com área em torno de 60m2, a loja oferece aos consumidores a venda de vinhos exclusivos do portfólio Grand Cru e acessórios e além da venda delivery, canal de vendas que vem crescendo muito dentro das lojas.

– Loja Light

Uma novidade é o modelo de franquia Light para cidades com menor potencial. Neste modelo a franquia possui cerca de 30m2 com projeto arquitetônico enxuto e menor investimento inicial.

– Loja & Wine Bar

Neste modelo o franqueado oferece aos clientes a experiência do Wine Bar com venda do vinho em taça além de agregar a venda de queijos, embutidos, entre outros, oferecendo uma experiência gastronômica para o consumidor.

– Loja & Restaurante

Neste modelo o franqueado deve ter o know how e expertise no segmento de alimentação para então agregar o restaurante a loja Grand Cru e se beneficiar do grande diferencial de praticar preços de loja no restaurante, um grande diferencial da marca.

Catálogo

No portfólio, a conquista de grandes marcas de vinhos no decorrer dos anos, principalmente em 2019 com a entrada com exclusividade das vinícolas Paul Hobbs Wines e a portuguesa Niepoort reforçaram a imagem da Grand Cru como uma importadora e distribuidora só de estrelas do mercado viticultor. São quase 1.000 rótulos de mais de 60 vinícolas de diferentes países, todos com altas pontuações da crítica internacional. Vinhos com preços que variam de R$49,90 a R$20.000, ou seja, para todos os gostos.

Informações importantes:

  • Data de entrada da Grand Cru em sistema franchising – 2004
  • Taxa de franquia – 30.000 e 60.000, conforme modelo de negócio
  • Capital de giro – em torno de 200.000, variável de acordo com o tamanho e modelo de operação
  • Royalties – já incluso no custo da mercadoria
  • Taxa de publicidade – já incluso no custo da mercadoria
  • Faturamento médio mensal – variável conforme modelo de loja, de 150.000 a 400.000
  • Prazo de retorno – de 24 a 36 meses
  • Capital para instalação – de 180.000 a 500.000, variável conforme modelo de negócio e tamanho (em torno de 6.000/m2)
  • Áreas mínimas e máxima – de 30m2 a 200m2 depende do modelo de negócio