Mantendo em uma curva de crescimento, o setor de franquias no Brasil registrou mais uma alta nos últimos meses, como mostram os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF, apontou que o franchising brasileiro registrou um aumento de 11,4% no seu faturamento no terceiro trimestre deste ano. Segundo o levantamento, a receita total passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões, comparado com o mesmo período de 2022.
O estudo ainda destaca que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi o segundo com o maior aumento durante o trimestre. O nicho obteve uma alta de 13,7% no faturamento em comparação com a mesma época do ano passado. No 3° tri de 2022 a arrecadação total do setor foi de R$ 12,499 bilhões, já no 3° tri de 2023 esse valor foi para R$ 14,209 bilhões.
Conforme a ABF, o setor também registrou aumento na quantidade de redes e operações. Além disso, um dos destaques vai para os serviços de cuidados com as pessoas.
Franquia sente o ótimo momento
Essa tendência de alta vem sendo sentida pelo Grupo Acolher e Cuidar Franchising – rede com foco na realização da prestação de serviços domiciliares em saúde através do atendimento de cuidador de idosos – há algum tempo.
“A marca foi fundada em 2016, porém foi logo após a pandemia que notamos o maior crescimento da franquia, obtendo um aumento na procura pelos nossos serviços em mais de 50%. E esse movimento é sentido ainda mais nos dias atuais”, comenta Estevan Oliveira, fundador e diretor executivo da Acolher e Cuidar.
Microfranquia é opção para investimento
Seguindo nesse ritmo de alta, o segmento de saúde se torna uma das ótimas opções para investimento. Além disso, as microfranquias (redes com investimento inicial de até R$ 135 mil) também estão chamando a atenção daqueles empreendedores que desejam se dispor de um capital menor.
“A Acolher e Cuidar, conta com três modelos de negócio, porém duas opções se encaixam em microfranquias. Além disso, em todas as modalidades é necessário ponto físico para conduzir a operação, e o que difere um formato do outro é a quantidade de serviços oferecidos ao cliente”, comenta Estevan.
De acordo com o diretor executivo, a primeira opção é o modelo Fit, que solicita investimento inicial de R$ 77 mil, incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação. “Ele oferece serviços de cuidador de idosos para períodos de 6h, 12h ou 24h, e o Programa Ame Acolher e Cuidar (aplicativo de monitoramento).”
Na sequência vem o modelo Premium, que necessita de um investimento inicial de R$ 129 mil, estando incluso a taxa de franquia, capital de giro e instalação. “Nessa opção está incluso a locação de equipamentos hospitalar; serviços de procedimento pontual; serviços de enfermagem (tratamento de feridas, soroterapia, antibioticoterapia, entre outros, que tem por objetivo evitar internação hospitalar); Programa Ame Acolher e Cuidar, e serviços de cuidador de idosos para períodos de 6h, 12h ou 24h”, detalha Oliveira.
Faturamento atrativo
Apesar de serem modelos que se encaixam em microfranquias, com um valor de investimento baixo, o faturamento bruto mensal das duas modalidades é bem atrativo aos investidores.
“Atualmente, o modelo Fit conta com um faturamento bruto médio mensal de R$ 100 mil, com lucro estimado entre 20% e 30%. Já o prazo de retorno do investimento fica entre 12 e 16 meses”, conta Estevan.
Oliveira ainda diz que a modalidade Premium da Acolher e Cuidar conta com uma receita bruta ainda mais atrativa. “O faturamento dessa opção gira em torno de R$ 250 mil mensalmente, com o mesmo lucro líquido e prazo de retorno do modelo citado anteriormente.”
Espírito empreendedor
Para os empresários que desejam realizar o investimento em uma unidade do Grupo Acolher e Cuidar para o próximo ano, a franquia pode ser uma excelente oportunidade para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentre outros profissionais da área da saúde.
“Porém, não é exigido que o franqueado seja algum profissional da área da saúde. O importante é ter espírito empreendedor, saber lidar com público, equipe e que tenha o mesmo propósito da marca, que é inspirar pessoas a cuidar de pessoas. O trabalho do franqueado se resume em atuar na área comercial e de gestão, através dos treinamentos e know-how adquiridos no suporte e treinamento da franquia”, finaliza Estevan.