Nem só de lindas paisagens é feito o Nordeste do Brasil. Essa belíssima região tem se mostrado um espaço promissor para os negócios, principalmente no mercado de franquias. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising divulgada em agosto deste ano pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), dentro do total de unidades divididas por região, o Nordeste equivale a uma parcela de 15,3%.
Os dados também indicam que o Nordeste ocupou no segundo trimestre de 2018 o terceiro lugar no faturamento por região, abocanhando uma fatia de 13,1%. Dentre todos os estados nordestinos, a Bahia foi o que mais se destacou em termos de faturamento, com 3,1%.
A representatividade da Bahia na região tem chamado atenção das franqueadoras, que, cada vez mais, buscam expandir no estado. A Sapatilha na Sacola, rede especializada em vendas de calçados femininos, se estendeu pela Bahia, atingindo somente no mês de outubro três novas franqueadas, nas cidades de Salvador, Guanambi e Ibitiara. O foco da marca é sua modalidade Home Select, na qual a franqueada trabalha em sistema de vendas diretas de calçados e acessórios, prestando atendimento personalizado que envolve até tapete vermelho.
Esse formato de franquia demanda investimento inicial de apenas R$9.900,00 e independe de espaço físico para funcionamento, uma vez que a vendedora visita a cliente. Para realizar a operação, o franqueado recebe um kit inicial contendo papelaria, agenda e treinamento, malas de apresentação, tapete vermelho e estoque inicial.
A flexibilidade de dias e horários, a forma de dinâmica de trabalhar e o investimento acessível aliado ao rápido retorno, no prazo de dois a três meses, fazem de modelos de franquia como este, um negócio altamente vantajoso e chama a atenção de diferentes perfis de pessoas. Proprietária da unidade de Salvador, Hosana Cardoso é advogada autônoma “É perfeitamente possível conciliar as duas atividades, pois em ambas eu mesma administro meu horário.”, reforça ela.
A Biomédica Diana Fernandes, detentora da unidade de Guanambi, se reveza com a irmã para atender às clientes “sempre separamos um tempo para organizar a agenda, assim conseguimos conciliar as vendas com nossa rotina de trabalho e manter o padrão de atendimento pretendido pela franquia”, enfatiza.
Juçara Porto, franqueada de Ibitiara explica o que a levou a investir na marca “Sempre tive vontade de ter um negócio próprio e que não fosse ‘estático’, gosto de gente, de me relacionar com pessoas, de movimento e encontrei tudo isso na franquia, sem falar da qualidade do produto oferecido e de bons preços, acessível a todas as classes sociais.”, salienta.
Lucas Atanazio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO e responsável pela formatação da rede, esclarece algumas questões que devem ser colocadas na ponta do lápis na hora de investir em uma Home Franquia, “É importante entender que para ser franqueado em um modelo home based, é necessário ter disciplina e organização dos horários de trabalho, além de seguir as orientações da franqueadora, a fim de manter o padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos”, orienta ele.