O segmento educacional cresceu 17,8% no primeiro trimestre de 2023, com faturamento de R$ 3,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O segmento está em alta. Para quem busca mercados sólidos, estáveis e com projeções favoráveis de rentabilidade, diante de um negócio que traz oportunidades, tanto para quem empreende, quanto para a população.
O setor de franquias na área de educação é a essência de se trabalhar com pessoas, pois ali o executivo desenvolverá habilidade para a vida de outras pessoas.
Abrir uma escola de gastronomia, por exemplo, torna-se uma ótima opção, com grande demanda em território nacional e com um público-alvo bem variado.
No Instituto Gourmet, rede de cursos de gastronomia, desde criança a adulto é possível aprender e desenvolver habilidades na cozinha. A gastronomia, como profissão ou como hobby, ajuda a estimular vários pontos na personalidade e hábitos. Responsabilidade, organização, companheirismo e empatia.
No ano passado a rede apresentou resultados positivos atingindo a marca histórica de R$ 100 milhões, um crescimento de mais de 25%. O fechamento do primeiro trimestre de 2023 apresentou um bom resultado, com faturamento de R$ 35 milhões, mesma linha de faturamento do ano anterior comparado ao mesmo período.
No mercado há 8 anos, a rede de ensino profissionalizante em gastronomia no país, marca presença na 30ª edição da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, que acontece entre os dias 28 de junho a 1 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O evento é uma excelente oportunidade para a rede que atua no segmento de educação e possui atualmente 150 unidades em todo país. Durante o evento os interessados poderão conferir todos os modelos de negócios da marca, inclusive o modelo SLIM, que conta com investimento inicial a partir de R$ 193 mil, prazo de retorno de 19 meses e faturamento médio de R$ 55 mil, ideal para cidades entre 60 mil e 110 mil habitantes.
Para Patrícia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet os dados reforçam a resiliência e maturidade do setor de franquias de serviços educacionais no Brasil. “As franquias educacionais são sólidas, com um retorno rápido e a tendência é que cresçam cada vez mais. Não é preciso ter formação na área, apenas buscar conhecimento no assunto e sempre estar atento às novas tendências. Na Feira da ABF iremos apresentar o modelo slim”, finaliza.