De acordo com o secretario de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Humberto Luiz Ribeiro, o comércio global de serviços no Brasil, pode chegar a R$ US$5 trilhões ao ano. Esta notícia positiva, divulgada durante o ENASERV (Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços), apresenta uma tendência no setor que pode atingir franqueados com negócios focados em vendas de serviços.
Se você já tem uma franquia de serviços ou se pretende abrir uma, fique bem atento às oportunidades e desafios. Embora o mercado de franquias também tenha crescido em 2013, superando a marca de R$115 bilhões – de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF)-, não perca a atenção e o cuidado com os pontos críticos deste negócio, pois de acordo com a Serasa Experian, o número de empresas à beira da falência vem crescendo.
Só em maio deste ano, houve aumento de 8,5% na quantidade de empresas que pediram falência, comparado ao mês anterior. Para não entrar nesta estatística negativa, tome cuidado especial com uma das maiores dificuldades no setor de serviços: a qualificação profissional.
Um dos principais vilões para quem tem uma franquia de serviços é a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para integrar sua equipe e erros na formação desta podem ser fatais para o seu negócio, afinal, o seu valor está altamente ligado ao resultado do trabalho desempenhado, qualquer deslize na qualidade da prestação de serviço pode levar a empresa a uma grande crise.
Na busca por profissionais capacitados algumas empresas acabam reduzindo o número de exigências na contratação para se adaptarem a esta carência, no entanto, esta não é a melhor solução, embora ajude a manter a equipe, o atendimento aos clientes e a capacidade de entrega, traz altos riscos para o desenvolvimento sustentável do negócio.
Uma solução viável é o investimento maciço em treinamentos e capacitação. Estes podem ser desenvolvidos internamente ou contando com a ajuda de empresas externas ou parcerias. Como são uma necessidade primordial para quem atua no segmento de serviços, se você quer e precisa manter-se competitivo e sólido no mercado, drible o fantasma da desqualificação profissional, mantendo um nível razoável na exigência de competências para a contratação e mantenha programações constantes de treinamentos e atualizações para sua equipe.