Em 2013, o setor de franquias revelou um faturamento na casa dos R$ 115 bilhões e um crescimento de 11,9% em relação a 2012. Então 2014 já começou com uma boa perspectiva: o faturamento foi de R$ 127 bilhões com crescimento de 7,7% comparado ao ano anterior. O total de unidades franqueadas também subiu. Segundo o levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o país fechou 2014 com 125.378 operações abertas – 9,6% a mais que em 2013. Número de redes, idem. Aumento de 11,4% de 2012 para 2013 e 8,8% de 2013 para 2014.
Tanto em unidades franqueadas quanto em número de marcas, o frachising brasileiro ocupa posições no topo do ranking do World Franchise Council. Isso significa que investir em franquias, hoje, é um bom negócio e as companhias de serviços automotivos já sacavam isso. Com faturamento médio de R$ 35 mil, a Super Visão – Vistorias Automotivas é um bom exemplo de franquia bem-sucedida no Brasil. Pioneira no ramo, a empresa contabiliza 10 anos de existência, 5 unidades próprias e 112 franqueadas. O público-alvo são concessionárias, lojas de seminovos e particulares, o lucro líquido gira em torno de 15% a 35% do total e o prazo médio para o retorno do investimento inicial de R$ 75 mil está entre 18 e 24 meses.
“Além dos números em si, que revelam nossos rendimentos, nós temos também um serviço que agrega valor: o laudo para a transferência de veículo, feito somente por empresas credenciadas no Denatran (ECV). Como temos o objetivo de atender a todos os municípios do Brasil, fornecemos todo o suporte e acompanhamento com documentos próprios para o credenciamento das unidades. Estamos sempre abertos a novas parcerias”, completa Iran, responsável pelo departamento administrativo da Super Visão – Vistoria Automotivas.
A pergunta que não cala é: por que apesar da atual conjuntura econômica, investir em franquias ainda pode ser promissor? Segundo a ABF, o franchising também sofre as oscilações do mercado, mas está mais preparado para enfrentá-las – por isso cresce acima da economia nacional. Para este ano, as previsões também são positivas: a ABF estima um crescimento entre 7,5% e 9% no faturamento e até 10% no número de marcas e novas unidades. 2015 promete!
Aline Boueri – MKT Comunicação
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!