Não existe festa junina, parque de diversão ou cinema sem ela: a pipoca. Doce, salgada… Não importa o sabor, a pipoca atraí as pessoas com os mais diferentes estilos de gosto. O consumo de pipoca no Brasil atinge cerca de 80 mil toneladas por ano, segundo pesquisa da Gazeta Mercantil, em 2009, e divulgada pelo SEBRAE, sendo que o setor fatura aproximadamente R$ 178,5 bilhões, anualmente. O consumo dos brasileiros só perde para os Estados Unidos, no qual o consumo de pipoca é em torno de 400 mil toneladas por ano.
O período de festas juninas e de inverno concentra grande parte das vendas e é quando as empresas aproveitam para lançar novos sabores, já que este fato não apenas renova as marcas, mas também atraí clientes. De acordo com informações do SEBRAE, o setor pipoqueiro ainda tem muito para crescer, mesmo que a concorrência seja grande, impulsionado pelas novas marcas, pelo mercado de franquias e também pelo segmento de pipoca gourmet. Para você que fã do alimento e/ou pretende abrir uma franquia de pipoca, nós listamos três marcas de franchising para você conhecer e saber mais detalhes. Confira:
Flavored Popcorn
A empresa catarinense foi criada em 1994 e desde 2001 é franqueadora, sendo associada a ABF. Atualmente possui franquias em formato de quiosques em cinemas, shoppings e arenas de futebol. As pipocas prontas possuem sabores diversos, total de 19 sabores salgados e 22 sabores doces. Os quiosques possuem tamanhos diferenciados: 3 m² e 6 m².
O valor da taxa de franquia é de R$ 15 mil, e o indicado é de que o empreendedor tenha de capital de giro o valor de R$ 6 mil. É importante que empresário esteja disponível para trabalhar também nos finais de semana e feriados, pois normalmente são estes dias com maior número de público nos locais onde estão inseridas as franquias Flavored Popcorn. Os franqueadores são liberados para venderem bebidas (refrigerantes, sucos e água) de outras marcas.
Informações: http://flavoredpopcorn.com.br/
Popcorn Plus
A Popcorn Plus nasceu em 2014, e neste um ano de vida totaliza 14 unidades, sendo uma delas franquia, aberta no começo deste ano, em São Paulo. O grande diferencial da empresa é oferecer ao cliente uma experiência recheada de sabor, encontrada nas pipocas gourmet, que são servidas em embalagens cheias de personalidade.
No site da Popcorn Plus o futuro franqueado é avisado da dedicação que ele deverá ter com o empreendimento. O investimento inicial em uma franquia da Popcorn Plus é de R$ 67 mil reais, acrescido de R$ 20 mil de capital de giro.
Informações: http://popcornplus.com.br/franquias/
Gourmet Popcorn
A Gourmet Popcorn nasceu em 2010 em Gramado, Rio Grande do Sul, e dois anos depois a marca já possuía uma unidade em Porto Alegre. A pipoca gourmet tem 10 sabores diferentes, no qual as receitas foram elaboradas pela própria marca. O diferencial está no formato colorido e alegre da rede e do fato da pipoca ser servida em lata e ter validade de um mês. Atualmente a Gourmet Popcorn possuí sete unidades, entre quiosques e lojas. Além de dois pontos de venda em Gramado e Canela, incluindo um calhambeque personalizado que vai a feiras e eventos, para venda de pipoca, tais como os tradicionais carrinhos de parques.
Os dois formatos das franquias são: quiosque, no qual o tamanho médio ideal é de 10 m²; e de loja, com o tamanho ideal de 30 m². Os valores referentes a abertura do negócio devem ser obtidas com os próprios franqueadores, pelo e-mail: [email protected]
Informações: http://gourmetpopcorn.com.br/wordpress/
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito