O segmento de moda e calçados segue em alta no Brasil, sustentado por um comportamento de consumo que valoriza a autenticidade e experiências personalizadas. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de moda apresentou um crescimento de 11,4% no segundo trimestre de 2025 em comparação ao ano anterior.
Com esse cenário, o setor calçadista também mostra grande força no país. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) indicam que a produção nacional deve atingir entre 897 milhões e 904 milhões de pares em 2025, um crescimento de até 1,9% sobre o ano anterior.
Segundo Rodrigo Deotto, CEO e fundador da Sandaliaria, mesmo com cenário econômico desafiador, o consumidor não abre mão de itens que carregam propósito e personalidade. “O brasileiro é apaixonado por calçados. É um produto que vai além da utilidade, expressa estilo, faz parte da identidade de quem usa e a customização também se tornou parte da moda. Cada vez mais, o cliente busca exclusividade, e isso impulsiona o crescimento de negócios que enxergam esse comportamento.”
Uma marca que carrega um diferencial
A Sandaliaria nasceu com o propósito de reinventar o conceito de lojas de calçados, oferecendo um modelo que une mix de multimarcas com a possibilidade de personalização. A rede reúne em um só lugar marcas reconhecidas no mercado e permite ao cliente escolher detalhes e adornos para customização do produto, transformando o ato de comprar em uma experiência criativa e interativa.
Outro diferencial que a rede oferece é o suporte completo oferecido pela franqueadora, desde a curadoria de produtos à gestão de estoque, marketing e treinamento. O franqueado entra em uma estrutura pronta, validada e com todo o suporte necessário e contínuo. Isso gera uma segurança para quem está começando a empreender, fazendo com que o franqueado se sinta confiante.
Com unidades em praticamente todos os estados do país, a Sandaliaria vem se consolidando como uma das principais referências no segmento de calçados personalizáveis. O objetivo é expandir ainda mais a rede no último trimestre do ano, aproveitando o aquecimento natural do varejo de moda e calçados no fim do período.
“No modelo de franquia foi pensado e todo estruturado para que o franqueado ofereça o que vai além da vitrine tradicional. Aqui o cliente participa da criação do produto, e isso gera um ótimo retorno e fidelização. Além disso, o formato multimarcas oferece ao franqueado uma operação mais sólida, com um portfólio diversificado e com menor dependência de uma única marca”, explica o CEO.
Um cenário favorável: novas oportunidades de mercado
De acordo com a Abicalçados, o Brasil está entre os maiores produtores e consumidores de calçados do mundo. Em 2024, o consumo aparente no país foi de cerca de 835 milhões de pares, reforçando o tamanho e o potencial do mercado interno.
Além disso, o setor deve vivenciar nos próximos meses uma aplicação na oferta doméstica. Isso se deve porque, com o novo pacote de tarifas norte-americanas sobre os produtos brasileiros, parte da produção que seria exportada para os Estados Unidos tende a ser redirecionada ao consumo interno. Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 77,8% da pauta exportadora brasileira para os EUA foi afetada por um tipo de tarifaço adicional, o que impacta diretamente o setor de calçados brasileiros.
Deotto analisa o cenário como uma oportunidade para o varejo nacional: “Com mais produtos disponíveis no mercado interno, quem se diferenciar no mercado e tiver um bom posicionamento de marca, vai sair na frente. A Sandaliaria está pronta para absorver essa oferta e transformar a variedade em vantagem competitiva.”
A junção entre a maior oferta de calçados nacionais e a alta do consumo nos meses de novembro e dezembro reforça a expectativa otimista da rede. “O fim do ano é sempre o período mais estratégico para o varejo, e o nosso estilo de trabalho, com a customização, conversa diretamente com o presente, o desejo e o consumo do cliente”, explica o CEO.
Estrutura para expansão e perspectivas
Com a volta do consumo e a consolidação da marca em diferentes regiões do país, a Sandaliaria tem apostado em um plano de expansão bem estruturado, focando em franqueados que desejam atuar em um modelo inovador, com baixo valor de investimento e rápido retorno. A rede oferece diferentes formatos, sendo loja, quiosque e container, adaptando-se a perfis de investimentos variados.
“Percebemos que o público está disposto a pagar mais por produtos de qualidade e que geram conexão. Nosso papel é esse, oferecer de forma mais acessível e escalável uma estrutura de renome dentro do mundo do franchising”, destaca Deotto.
A principal meta da marca é fortalecer sua presença em shoppings e cidades médias, ampliando o alcance da rede. O foco é o mesmo: continuar unindo variedade, moda e personalização com suporte integral ao franqueado.
“A Sandaliaria surgiu com um propósito e continua crescendo com ele. Queremos que cada unidade seja um ponto de experiência para o consumidor, que ele se sinta parte da criação e o franqueado veja o resultado final real” finaliza Rodrigo.






