Com a rotina acelerada ou a falta de habilidade na cozinha, uma tendência de consumo entre os brasileiros está ganhando cada vez mais espaço: a procura por alimentos congelados. De acordo com um estudo da Kantar Worldpanel, empresa global de pesquisa de consumo, 61% das pessoas no país consomem comida congelada – quase o dobro da média da América Latina que é de 33%.
Por falar em tendência de consumo, o segmento Alimentação Food Service teve o segundo crescimento de receita mais expressivo no franchising no 1º trimestre deste ano. Os números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelaram que o setor faturou mais de R$ 9.8 bilhões em 2024 – alta de 26,6% em comparação com os três primeiros meses de 2023.
No geral, o mercado de franquias registrou o maior faturamento para um 1º trimestre em seis anos. Segundo a ABF, o desempenho do setor referente aos três primeiros meses de 2024 chegou a R$ 60.5 bilhões, aumento de 19,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com a ABF, as franquias de Alimentação Food Service foram as que mais geraram empregos neste ano no Estado de São Paulo, sendo responsável pela abertura de 130 mil vagas e um faturamento de quase R$ 4 bilhões – alta de 25,7% na receita do 1º trimestre.
Visando a demanda por alimentos congelados e o setor de franquias em alta, o casal de empresários Renata Brito e Denver Lucas investiu em uma unidade da To Go Congelados, franquia de alimentos congelados, em Rio Preto.
“É um mercado que não tem muitas opções. Eu e o meu marido, por exemplo, nunca encontramos uma variedade de produtos congelados na cidade. Pensando nisso, decidimos trazer a novidade para Rio Preto. A loja da To Go possui mais de 350 itens no cardápio. São diversos tipos de produtos, como refeições completas, refeições do chef, massas e molhos, frutas e legumes congelados, caldos e sopas, sobremesas e muito mais. Além disso, oferece as linhas marmitas fit, zero açúcar, vegana e pet”, explica a empresária Renata Brito.
Facilidade na cozinha é um dos benefícios que a comida congelada proporciona para os consumidores. Uma pesquisa da YouGov, empresa internacional de estudo de mercado, revelou que a porcentagem de brasileiros que dizem não ter tempo de preparar seus alimentos aumentou de 27% em 2021 para 31% em 2023. Com esse tipo de alimentação, além de ter mais tempo para outras atividades, a pessoa vai consumir um produto saudável.
Alimentação congelada para pets
Quando o assunto são alimentos congelados, não envolve apenas os produtos para os seres humanos. Os hábitos alimentares dos pets também mudaram ao longo dos anos e a oferta de comidas naturais para os bichinhos se tornou uma realidade no Brasil. Além de pensar no bem-estar dos companheiros de quatro patas, a procura por alimentos naturais impulsiona o setor que está em alta.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o mercado pet registrou um faturamento de R$ 46,8 bilhões em 2023, aumento de 11,6% em relação ao ano anterior. Os números colocaram o Brasil na terceira posição no ranking global de faturamento do setor.
Ainda segundo a pesquisa, o segmento “Pet Food”, que envolve todos os alimentos voltados aos animais de estimação, desde rações, petiscos até a alimentação natural, representa mais de 70% do faturamento do mercado pet, com um montante de R$ 36,4 bilhões em 2023.
Pensando nesse setor em plena expansão, a proprietária da To Go Congelados em Rio Preto explica que a loja oferece uma linha completa voltada aos animais de estimação. “São produtos que vão desde petiscos congelados, como biscoitos de banana e aveia ou de beterraba, até refeições completas, como carne ou frango com legumes”, conta a empresária.
Ultracongelamento
Além de trabalhar com comida de verdade, a franquia tem o diferencial de possuir a tecnologia do ultracongelamento.
“O ultracongelamento permite a não necessidade de adicionar conservantes na comida, mantendo o conservante natural do alimento. Os nutrientes da refeição, que normalmente se perderiam no congelamento comum, no ultra não são perdidos. Ou seja, uma comida muito mais saudável e saborosa”, explica Renata Brito, proprietária da To Go Congelados em Rio Preto.