O agronegócio é a principal locomotiva da economia brasileira e representa cerca de 25% do PIB do país. Segundo estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que analisa a evolução da produção de grãos até 2030, a produtividade continuará sendo o principal fator impulsionando o crescimento da produção de grãos nos próximos dez anos, com expectativa da produção crescer mais (26,9%) do que a área plantada (16,9%). Os expressivos números atraem cada vez mais os empreendedores que enxergam nesse cenário excelentes oportunidades de negócios, inclusive no franchising.
Com o aumento de acesso à tecnologia e demanda por serviços cada vez mais especializados, as franquias agro encontram espaço para crescimento, pois conseguem atender as necessidades do setor em todas as regiões do Brasil.
Para Vinicius Barreto, especialista em franquia e vice-presidente da vertical Scale UP da 300 Ecossistema de Alto Impacto, trazer o agro para o franchising é uma união muito poderosa como forma de expandir e criar marcas fortes no setor. “Há um movimento crescente, especialmente entre as microfranquias, onde o valor de investimento é menor, para atender serviços na área do agro”, diz Barreto.
É o caso da Naval Fertilizantes, empresa especializada em produtos biológicos, nutrição e tecnologia de aplicação para lavouras. Presente no mercado desde 2014, a marca entrou para o franchising em junho deste ano com modelo de negócio a partir de R$ 83.100,00. A estratégia de expansão de Luís Schiavo, CEO e fundador da empresa, visa ampliar a atuação no país e ser a porta de entrada para os trabalhadores que exercem funções relacionadas ao agronegócio virarem empreendedores. “O modelo de franquias permite levar a estes profissionais que atuam no campo um formato de negócio consolidado, testado, com alta rentabilidade e com o know-how necessário para empreender, além de oferecer condições comerciais competitivas, por se tratar de uma rede”, destaca o executivo.
Para se tornar um franqueado da Naval Fertilizantes não é necessário ser agrônomo ou técnico agrícola, mas é primordial ter vivência do campo para atuar de forma consultiva em sua microrregião. “O Brasil tem dimensões continentais, com características específicas em cada região e com diferentes culturas de negócios. Por isso, o modelo de franquias encaixa muito bem nesse contexto, pois o franqueado detém o conhecimento da região e a confiança do produtor rural”, pontua Schiavo.
Para quem deseja empreender no segmento, Barreto acredita que as franquias de concessão de crédito, insumos agrícolas, prestação de serviços de agronomia e pulverização por drones são tendências promissoras para o setor. “O mercado de franchising no agro deve crescer muito nos próximos anos, tanto a procura de empreendedores querendo formatar um modelo de negócio, como pessoas optando por franquias, principalmente nas regiões em que o agronegócio é forte”, aponta o especialista.
“Há um aumento mundial no consumo de alimentos e a área de plantio que temos hoje está saturada, por isso não vai suprir a demanda. A tecnologia em genética de plantas, aliadas a fertilizantes especiais será o caminho para aumentar a produção dentro da mesma área de plantio, viabilizando as franquias no agronegócio”, finaliza Schiavo.