O crescimento da renda gerada pelo agronegócio em cidades do interior está aumentando a capacidade de consumo e alterando hábitos, e está sendo responsável por uma nova tendência no mercado de franquias, com a chegada de grandes marcas em cidades do agronegócio. Um exemplo é a maior rede de refeições completas do Brasil, o Giraffas, que, desde 2016, está plantando as sementes e intensificando a expansão para regiões interioranas do Brasil.
Em 2018 a rede inaugurou 28 novos restaurantes, e 13 deles foram em cidades típicas do agronegócio, como Santa Rosa (MT), Guarapuava (PR), Ceres (GO), Posse (GO), Ji-Paraná (RO) e Passo Fundo (RS). Mirando inicialmente as estradas centrais, ainda no ano passado a rede lançou um novo modelo de negócio de menor investimento, a loja container, que teve sua primeira unidade na cidade de Posse, interior de Goiás, que tem apenas 30.000 habitantes. A unidade apresenta crescimento nas vendas desde a inauguração e o modelo já chegou com sucesso em Cristalina e Ji-Paraná.
“Com o aquecimento econômico e o aumento do nível de informação, temos visto a crescente demanda por grandes marcas nessas cidades. Há muitas oportunidades e temos muito a avançar. Em algumas cidades, o Giraffas é a primeira marca de franquia de restaurantes a inaugurar uma unidade e é sempre recebida com festa”, ressalta Eduardo Guerra, Diretor de Expansão da rede. Em 2019, a marca prevê a inauguração de 30 novas lojas em todo o Brasil, sendo 40% em cidades do agronegócio, entre elas Redenção (PA), Campo Mourão (PR), Lucas do Rio Verde (MT), Alagoinhas (BA), Primavera do Leste (MT), Pato Branco (PR) e Caldas Novas (GO).
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias cresceu 6,3% no terceiro trimestre do ano passado, ante o mesmo período de 2017, gerando mais de 80 mil novas vagas de trabalho. O faturamento passou de R$ 41,850 bilhões para R$ 44,479 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, a variação positiva foi de 7,0% (R$ 159,826 bilhões para R$ 170,988 bilhões).
Uma das tendências para 2019 são modelos de franquia com foco no lazer. São formatos menores que os tradicionais e com opções como sanduíches, sobremesas, chopp e porções na chapa quente, conhecidas como Happy Hour. “Modelos como esse são muito atrativos em cidades do interior, principalmente em cidades turísticas, em que o público está de passagem e busca uma refeição num momento mais descontraído, de indulgência”, finaliza Guerra. O Giraffas promete um novo modelo com esse foco ainda neste trimestre.