O serviço de mensagens instantâneas, o WhatsApp, está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Segundo Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook, empresa responsável pelo aplicativo, a ferramenta já bateu a marca de um bilhão de usuários mundialmente. Só no Brasil, são aproximadamente 100 milhões de pessoas que utilizam o sistema.
Esta explosão tem chamado a atenção das empresas que acabam utilizando o recurso como um canal de comunicação para gerar negócios. Um exemplo de sucesso com o uso do WhatsApp, é a rede Mercadão dos Óculos, que criou um grupo para otimizar a comunicação entre os franqueados, diretores e consultores. Além disso, aproximadamente 80% dos franqueados utilizam o aplicativo para oferecer aos clientes os lançamentos de óculos com o objetivo de incrementar a venda. Mais de 12% das vendas é feita pelo aplicativo.
Outra rede que aposta na ferramenta é a Sóbrancelhas. A franqueadora realiza a negociação e venda de novas unidades pelo canal alternativo. “Mais de 75% do suporte é oferecido por este meio. Além disso, conseguimos ter um atendimento a qualquer hora, tanto para franqueado como para empreendedores interessados na marca, seja para tirar dúvidas ou obter informações”, afirma Luzia Costa, fundadora da marca.
Além do uso da franqueadora, os franqueados também usam frequentemente o aplicativo. É o caso de 40% das unidades da Arranjos Express, rede especializada na customização e reparos de roupas, que disponibiliza o canal para receber contatos de clientes interessados em acompanhar suas solicitações e fazer consultas sobre atendimentos desejados, além de divulgar campanhas. ”Com esse recurso tecnológico nos aproximamos do público, com o intuito de fidelizar e ser ágeis no atendimento, potencializando a venda de serviços em cerca de 10%”, conta Paulo Alexandre, fundador da rede.
No caso da Quinta Valentina, especializada em venda direta de calçados femininos o serviço é essencial para os franqueados, pois facilita o atendimento com o envio das novidades, orçamentos e até a realização dos agendamentos de visitas. “Nosso franqueado tem que estar presente no dia a dia dos clientes para fidelizar e aumentar a carteira de consumidores”, conclui o fundador da rede, Renato Kuyumjian.
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