Com a proximidade dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, algumas franquias decidiram adaptar produtos e serviços para aproveitar a demanda que o evento mundial irá gerar.
A Maria Brasileira – rede de franquia especializada em serviços de limpeza, cuidados e conservação de ambientes domésticos e comerciais – está apostando nas Olimpíadas para fortalecer ainda mais sua expansão pelo Rio de Janeiro.
A franqueadora acredita que os Jogos Olímpicos 2016 irão ajudar a impulsionar o plano de expansão na região e ainda alavancar o volume de solicitações de serviços em suas unidades, por exemplo, babysitter para visitantes estrangeiros, diaristas para os apartamentos e motoristas para o traslado dos visitantes. A expectativa é obter um aumento da demanda por diversos serviços, em função do aumento de turistas na cidade. O trabalho de prospecção de clientes já começou em 2015 e, com as ações, a rede espera obter um crescimento de aproximadamente 20% na procura por seus serviços.
Além disso, a Maria Brasileira conta com o case de um franqueado que, com suas unidades, já atende a zona oeste do Rio de Janeiro quase que em sua totalidade.
Vendo o potencial da região, em função da construção do parque olímpico e pelo volume de condomínios, ele transformou a descoberta em oportunidade e, atualmente, é dono de quatro unidades da marca, sendo três na Barra da Tijuca e uma no Recreio dos Bandeirantes. Para o franqueado Geraldo Estolano, proprietário das unidades da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, a demanda pelos serviços de limpeza deve crescer 10% com a chegada dos Jogos Olímpicos, em 2016. Uma estratégia adotada pela unidade é a de fechar parcerias com empresas de locação de imóveis, para fazer a arrumação e limpeza de casas e apartamentos que serão locados para a temporada gerada pelo evento.
Já a Yes!, obteve o crescimento de 15% no número de matrículas, ante 2014. O grande objetivo da marca neste primeiro semestre do ano é trabalhar com foco nas Olimpíadas, ofertando aos cariocas o curso Speedy.
“Como uma empresa empreendedora que somos e atenta ao mercado em que atuamos, percebemos uma grande necessidade no sentido de capacitar cada vez mais pessoas para atender à crescente demanda de turistas, que visitam e que visitarão nosso país, em função dos grandes eventos internacionais que foram e serão sediados no Rio de Janeiro e no Brasil – Jornada Mundial da Juventude (2013), Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016).
O Speedy abriu e continuará a abrir portas a milhares de brasileiros, aumentando as chances de ingressar no mercado de trabalho e, consequentemente, crescer profissionalmente”, relata Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF-RJ e da Yes!, rede de franquia de escolas de idiomas.
Trata-se de um curso rápido e prático desenvolvido especialmente para todos os profissionais de apoio ao turista. Baseado na abordagem comunicativa e com foco em temas bem específicos da área, taxistas, garçons, recepcionistas, camareiras, policiais, vendedores e muitos outros profissionais terão uma oportunidade real de aprender a língua inglesa de forma objetiva, sendo capazes de oferecer um tratamento especial a turistas que estejam aqui de férias ou a negócios. O Speedy proporciona ao aluno comunicar-se de forma básica, porém efetiva, desde o primeiro dia de aula. Diante disso, a rede fez algumas parceiras com o comércio local para preparar melhor os colaboradores com noções básicas de inglês e espanhol, desenvolvido especialmente para todos os profissionais de apoio ao turismo. Com duração total de três meses, o curso tem carga horária de 24 aulas, sendo duas aulas semanais, com duração de 1h15, ou uma aula de 2h30, realizada semanalmente. Não é pré-requisito que o aluno tenha conhecimento do idioma para ingressar no Speedy. Por ser um curso rápido, com volume único, voltado para trazer ao aluno comunicação efetiva, acerca de assuntos específicos de um grupo determinado de profissionais, não realizamos nenhuma divisão por níveis de fluência.
Ao final do curso o aluno conseguirá:
– Usar os números para marcar assentos em teatros, quantidade de bilhetes para shows, número dos quartos do hotel etc.
– Dar informações de direções como: onde fica a academia, a recepção, a cafeteria, e também dar informações sobre horários de atendimento/funcionamento.
– Lidar com dinheiro, fazer pedidos em locais de alimentação e tipos de bebidas além de receber pagamento e dar troco.
– Estabelecer diálogos por meio do planejamento de passeios e excursões, e da produção de roteiros.
– Orientar os turistas sobre os procedimentos realizados no aeroporto como check in e check out, por exemplo.
Até o momento, 8 mil alunos já cursaram o Speedy e a rede está trabalhando forte para dobrar esse número até as Olimpíadas.
“O curso Speedy é um produto que o mercado precisa, voltado para quem trabalha com público estrangeiro no Brasil, como taxistas, hoteleiros e vendedores. A proposta é desenvolver a comunicação com um vocabulário básico específico para a comunicação com os turistas no Brasil. Na unidade YES! Abolição tivemos muita procura do curso e o resultado foi excelente, pois muitos alunos precisavam do idioma como ferramenta do trabalho. Ao final, pudemos constatar que muitos tiveram êxito em suas funções. No ranking mundial de proficiência do idioma inglês, o Brasil ocupa o 41º lugar. Diante de um evento tão importante neste ano, como as Olimpíadas, os profissionais de hotelaria e turismo, bares, restaurantes e motoristas precisam muito deste tipo de aprendizado para aprender de forma rápida, em apenas três meses, como se comunicar e interagir com os turistas que virão ao nosso País. Portanto, trata-se de uma solução rápida e eficaz diante deste mercado. Posso garantir que a experiência da interatividade da aula reflete o cotidiano no trabalho destes profissionais e isto é fantástico!”, explica a franqueada Fabiana Fernandes, que conta com unidade no bairro de Abolição, no Rio de Janeiro.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito