Atualmente o mercado de franquias possui cerca de 3 mil redes em funcionamento segundo os dados da ABF, a maioria buscando franqueados e investindo em expansão.
Hoje são 142.673 unidades no Brasil. Pensando nisso, algumas redes buscaram alternativas que as tornassem mais atrativas apostando em reestruturação de cardápios, aprimorando idéias já conhecidas, criando novas formas de ver o consumo ou investindo em opções totalmente digitais.
A franquia surgiu como a junção de um coworking com um café, possibilitando que o cliente faça tudo em um só lugar, desde tomar um café até almoçar enquanto faz a reunião. O publico conta com toda estrutura necessária para realizar suas reuniões de negócios ou pessoais, em diferentes formatos, incluindo equipes de até 20 pessoas. O investimento inicial para o Modelo Essential de 100 a 150 m² é de R$ 180.000 e o prazo de retorno estimado é de 20 meses.
A rede de fast food fez uma reestruturação do cardápio para atender o público fitness e vegetariano, incluindo no cardápio massas mais leve, sem glúten, integral e uma opção feita de pupunha. Além de possuir um valor de investimento mais baixo do que as opções de franquia de alimentação e oferecendo mais opções de guarnições do que a concorrência, na Spaziale o cliente pode adicionar 30 opções de acompanhamentos no prato sem gastar mais por isso. O investimento inicial para uma unidade é de R$ 164.498 e o prazo de retorno é de 22 meses.
Apostando em um mercado que não tem sazonalidade, pois sempre teremos bebês e crianças a Arena Baby surgiu com o consumo consciente e pensamento sustentável. Atendendo todas as classes sociais/públicos, o cliente encontra desde peças novas a peças usadas em excelente qualidade, com peças de 40 a 70% mais baratos do que em lojas convencionais. O investimento inicial é de R$ R$ 250.000 e o prazo de retorno varia entre 24 a 36 meses.
A Ahoba Viagens surgiu como uma opção para quem busca uma renda extra, possibilitando trabalhar de qualquer lugar, através de um smartphone ou tablet, por se tratar de uma empresa totalmente virtual. A rede possui um dos menores investimentos do mercado, R$ 3,900 e o prazo de retorno é de 3 a 12 meses.
A Next Academy trouxe ao mercado uma ideia inovadora com objetivo de capacitar novos profissionais na área do esporte com foco nas idades superiores, entre 15 e 23 anos. A empresa oferece treinamento esportivo para atletas, plataforma de suporte educacional com aulas fora do currículo escolar tradicional como: curso de inglês online, nutrição, gerenciamento de carreira e capacitação para bolsas de estudo nos Estados Unidos de até 100% em universidades.
O investimento inicial da Next Academy é entre R$ 200 mil e R$ 250 mil, já incluindo a taxa de franquia, com um prazo de retorno de 24 meses.