Franquias adotam modelos enxutos para alcançar novos mercados

No valor de R$ 100 mil modelo compacto de operação da Fórmula Animal voltado para cidades com menos de 200 mil habitantes ofer/ece faturamento de até R$ 20 mil mensais

Menor custo x maior visibilidade e presença! Nos últimos anos, muitas redes de franquias têm optado por redesenhar ou oferecer novos modelos de negócios de forma a atrair uma maior gama de franqueados. As razões são diversas: menor custo operacional proporcionando aderência em regiões e cidades onde o modelo padrão não comportaria, proximidade junto ao público alvo, adesão de novas estratégias de expansão dentro do negócio para continuar crescendo mesmo diante de um cenário de recessão, entre outras.   

“A grande dificuldade das franquias que operam atualmente no mercado de saúde, seja ele pet ou não, está no modelo de suas operações: ampla estrutura, diversas salas de atendimento/laboratórios, etc. Sempre tivemos procura por parte de franqueados em cidades menores, no entanto, precisávamos do amadurecimento do segmento, principalmente por se tratar de um mercado extremamente novo, para apresentar aos interessados um modelo que desse segurança ao investimento”, aponta Marcelo Piazera, sócio-fundador da Fórmula Animal.   

Com investimento de R$ 100 mil, incluindo a taxa de franquia, o modelo de operação compacta da Fórmula Animal oferece estrutura enxuta, cerca de 40 m², com apenas um laboratório para manipulação, mas que garante ao franqueado, além do custo reduzido, grande rentabilidade no negócio (R$ 20 mil faturamento médio mensal). “Uma de nossas primeiras unidades, localizada em Ourinhos, que possui 111 mil habitantes, opera dentro do modelo padrão, que era utilizada na época, conseguindo ótimos resultados, mas era necessário adotar esse modelo para possibilitar a chegada em outros mercados. No segundo semestre, está prevista a inauguração da unidade em Blumenau/SC dentro desse novo modelo compacto”, afirma o executivo.  

Plano geográfico de expansão 

O plano de expansão da Fórmula Animal foi estruturado de maneira coesa e organizado. A estratégia inicial é continuar expandindo nas principais cidades e capitais do País, através do modelo padrão, e nas cidades menores com o modelo mais enxuto. “Desta forma, conseguiremos dar melhor atendimento a todos os clientes em todos os cantos do Brasil até porque essa operação permite que cidades com até 200 mil habitantes tenham uma farmácia de manipulação veterinária exclusiva” finaliza Piazera.  

A rede foca seu crescimento em cidades do interior de São Paulo e Rio de Janeiro onde almeja chegar a 40 unidades em operação em 2018. Com isso, a Fórmula Animal planeja aumentar seu faturamento que foi de R$ 8 milhões no ano passado para R$ 12 milhões em 2018.