Franquia voltada para educação profissional com baixo investimento cresce na pandemia

Há mais de 18 anos no mercado, rede de cursos profissionalizantes busca capacitar profissionais para o dia a dia do mercado

Com mais de 150 escolas em operação no Brasil, a rede Jumper Profissões e Idiomas já formou mais de 1 milhão de alunos em 18 anos de atuação. A empresa 100% brasileira surgiu para suprir a demanda do mercado por profissionais qualificados. Com um método de ensino moderno, a Jumper busca o aprendizado real do aluno, combinando teoria e prática através de exemplos aplicados em sala de aula para formar profissionais capacitados para o dia a dia do mercado de trabalho. O principal objetivo é que a aula seja o mais prática possível, incluindo estudos de caso, trabalhos em grupo, seminários, simulações, entrevistas com profissionais da área, entre outros formatos.

Atualmente, a Jumper oferece mais de 52 cursos em diversas áreas, como: beleza, saúde, tecnologia, idiomas, industrial, administração e negócios. Todas as temáticas já são adaptadas para as exigências do mercado atual, permitindo que, ao concluir, o aluno esteja completamente capacitado para trabalhar na área. Além da diversidade de cursos, outro número que revela a força da rede é que todas as franquias representam um faturamento total mensal de R$ 2.406.404,52. Combinado a isso, a franqueadora possui um plano sólido de expansão. “Até 2022, projetamos atingir a marca de 300 franquias. Temos atualmente mais de 150 unidades abertas e 25 territórios para inaugurar”, destaca o fundador, Everton Sabú. A meta representa um aumento de 100% no número atual de franquias da rede.

Com sede em Curitiba, a rede nasceu de uma dificuldade do fundador em contratar pessoas. “Não encontrava profissionais com perfis e conhecimentos adequados. Além disso, percebia que as pessoas tinham um conhecimento muito básico a respeito do funcionamento das empresas”, destaca Sabú. Assim, a Jumper nasceu com o propósito de ser um espaço que ensina a realidade empresarial. “De modo geral, este conhecimento é adquirido quando as pessoas já estão no mercado de trabalho. Com os cursos da Jumper, o objetivo é que não necessariamente o jovem tenha experiência, mas que tenha o conhecimento necessário para atuar no mercado, mesmo sem graduação”, complementa.

A rede oferece suporte completo aos franqueados em todos os momentos – pré, durante e pós-evento de inauguração da franquia. Na fase inicial, o franqueado recebe apoio em todos os setores, inclusive na seleção e recrutamento de funcionários. A franqueadora ainda promove treinamentos frequentes, além de realizar um planejamento anual para renovar os cursos existentes e propor novas temáticas. Entre os novos cursos previstos pela Jumper está o de “Executivo Junior”, que reunirá modernidade, aprendizagem prática, multidisciplinariedade e soft skills. Através do método rotativo das aulas, os alunos podem ingressar nos cursos da rede sem precisar esperar fechar uma nova turma.

Rede oferece diferentes modelos de franquia com payback de seis meses

Com diferentes modelos de franquias, a Jumper oferece diversas oportunidades de empreendimento. A unidade express requer um investimento de R$ 129 mil; já a standard, R$ 179 mil; e a premium, R$ 300 mil. A previsão de retorno do investimento é de seis meses, considerando que a franquia siga as orientações previstas. Um número que revela o sucesso das franquias é que 40% dos franqueados da Jumper possuem mais de uma unidade da escola.

Entre as unidades que mais faturam atualmente está a franquia de São Miguel do Oeste, que em 15 anos faturou R$ 2 milhões anualmente, superando a meta estabelecida. “Hoje é a franquia que mais fatura, mesmo durante a pandemia. Ela tem 900 alunos ativos e é referência na cidade”, conta Sabú. Somente em maio de 2021, a unidade faturou mais de R$ 160 mil, com um lucro aproximado de R$ 65 mil.

Diante do cenário atual, a franqueadora precisou se adaptar, realizando eventos online para manter a união e comunicação com as franquias, além de reciclar o conhecimento e propor novas ações. “Nosso principal investimento foi no mindset de nossos franqueados, explorando temas como: resiliência, estímulo em ganho de conhecimento, reciclagem de padronização, aproximação e confiança mútua entre franqueadora e franqueados”, destaca Sabú. Além disso, a rede destaca a palavra “inquietude” para o momento atual. “Esperamos que nossos franqueados vejam que tempos de crise são ótimos para quem está disposto a entregar mais do que deve e para quem possui bom relacionamento com os clientes”, pontua.