O cenário econômico brasileiro vive um período de grandes desafios, com queda do poder aquisitivo, mercado de trabalho menos aquecido e desemprego em alta, principalmente para executivos com mais de 40 anos.
Embora esses fatores pesem, o setor de franquias mantém perspectivas bastante positivas. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias cresceu 7,7% em 2014 e a expectativa para 2015 é de um crescimento de cerca de 8%. Além disso, o setor de franquias oferece menos riscos do que uma operação isolada, com taxa de mortalidade de apenas 3,7% em 2014, segundo a ABF. Isso porque o franchising cria condições mais seguras para o empreendedor, principalmente para aqueles que pretendem iniciar um novo negócio.
“Esse é um bom momento para os profissionais que estão insatisfeitos em suas carreiras investirem em um negócio próprio”, comenta Jonas Bechelli, fundador e presidente da Doctor Feet, maior rede especializada em serviços e produtos para os pés. Além disso, o segmento de serviços em saúde e beleza, mesmo com a crise, é o que mais cresce no país. “O envelhecimento da população e a busca pela qualidade de vida e o bem-estar são uma tendência de mercado. O faturamento médio mensal de uma loja da Doctor Feet é de R$ 70 mil, podendo ultrapassar os R$ 100 mil mensais com uma boa administração”, completa Bechelli.
Outro aspecto positivo é que a abertura de uma franquia possibilita aos profissionais conciliar o emprego ainda em exercício com o seu próprio negócio, como forma de lhe garantir mais segurança financeira ou até mesmo prolongar a sua carreira após a aposentadoria. “Além disso, investir em qualquer negócio, mas principalmente uma franquia, dá mais autonomia e maior controle da agenda pessoal de quem entra nesse mercado. Muitos buscam segurança financeira, mas sem abrir mão de tempo para se dedicar a outros projetos ou ficar mais tempo com a família, por exemplo”, diz Bechelli.
Para aqueles que buscam uma loja tipo “chave na mão”, a Doctor Feet iniciou uma nova estratégia que tem se mostrado bastante vantajosa para o empreendedor. “Fechamos antecipadamente parcerias com os principais shopping centers para a busca do ponto comercial, construímos e equipamos as lojas, contratamos e treinamos funcionários, vendendo o negócio pronto”, afirma Cintia Pitta Santos, gerente de Expansão da Rede.
Uma rede de franquias consolidada como a Doctor Feet, com 16 anos de mercado e 78 operações em funcionamento em todo o país, oferece um modelo de negócio estruturado e todo o suporte técnico e operacional necessário. “Atuamos desde a busca e a negociação do ponto comercial à contratação, seleção e treinamento dos profissionais de podologia”, informa Cintia.
Esses cuidados com o franqueado rendeu para a Doctor Feet o Selo de Excelência em Franchising de incentivo as boas práticas do franchising, concedido pela ABF em abril deste ano. “O reconhecimento dos nossos franqueados, nos motiva e nos deixa muito gratificados”, diz Cintia Pitta Santos.
A Doctor Feet estará presente na 24ª edição da ABF Franchising Expo 2015, que acontece de 24 a 27 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Uma boa oportunidade para os interessados conhecerem mais sobre a rede de franquias, tirarem dúvidas e aproveitarem bons negócios.
D2 Comunicação
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