Franquia sustentável oferece investimento a partir de R$10 mil e retorno rápido do negócio

Os modelos de negócios sustentáveis vêm abrindo grandes oportunidades econômicas para quem procura investir em algo desse nicho, bem como pra quem consome esses tipos de produtos e serviços. Mesmo ainda havendo boa parcela de pessoas que não se conscientizam com o meio ambiente, há aquelas que estão engajadas em ter um planeta melhor. E essa preocupação vem crescendo em grandes proporções a cada ano, começando inclusive pelas crianças que hoje fazem a lição de casa direitinho sobre os cuidados na preservação e desperdício, cobrando inclusive atitudes dentro da própria casa.

E é com essa premissa de conscientizar as pessoas, principalmente sobre o uso racional de água que a rede de franquias Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) nasceu em 2009.  O intuito da marca é oferecer serviços para lavagem utilizando o mínimo de água – apenas 300ml – acompanhado de produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente e em apenas 30 minutos o automóvel está limpinho.

A crise hídrica é uma realidade no Brasil e fora dele. “Já passamos por grandes problemas de racionamento de água, atingimos números alarmantes, e por isso as pessoas já começam a entender que poupar é uma necessidade real. Porém, o hábito está mudando pouco a pouco, impulsionado fortemente pela nova geração que entende a real necessidade de medidas sustentáveis”, observa Henrique Mol, diretor executivo Acquazero.

E é com esse foco sustentável que Mol acredita chamar atenção do seu negócio para quem busca investir em uma franquia que promete trazer a diferença para o meio social das pessoas, durante a ABF Franchising Expo, que ocorrerá de 26 a 29 de junho, na Expo Center Norte em São Paulo (SP).

A rede oferece quatro tipos de negócios com possibilidade de atender uma vasta clientela, desde lojas de rua a lugares como shopping center, condomínios, hipermercados, postos de combustíveis, entre outros tipos de estacionamentos com rotatividade grande de veículos. No mercado com os modelos Prime, Standard, Satélite e Home office, o empresário acredita que esse último deverá ter uma procura maior dos visitantes devido o baixo valor de investimento (R$10 mil).

“Os negócios baratos e rentáveis ainda continuam sendo a opção mais procurada na hora de investir, principalmente para quem tem pouco capital e certa insegurança de começar um empreendimento sem experiência”, afirma o diretor executivo. No modelo home office o franqueado pode conduzir os trabalhos administrativos em casa e quando solicitado vai até o local do cliente para realizar o serviço de limpeza. O faturamento (médio) mensal pode chegar a R$12 mil, conforme o desempenho do franqueado, tendo o dinheiro do investimento recuperado em até seis meses.

Economia de água

Atualmente com 240 unidades ativas distribuídas por diversos estados e municípios, cada franquia lava em média 20 carros por dia, ou seja, no total 144 mil veículos são limpos por mês. Somente em 2018 foram poupados 43 milhões de litros de água. Esse ano a meta da franquia é economizar 50 milhões de litros e conquistar 450 unidades em operação.

Além do serviço de lavagem ecológica a Acquazero oferece um mix de serviços para o cliente, desde enceramento a impermeabilização de estofados. Durante a ABF Expo será lançado o serviço de lavagem a vapor indicado para locais que recebem veículos com maior nível de sujeira, como por exemplo, posto de combustível, entre outros lugares que necessitam de serviços mais rápidos. “O nosso processo de limpeza atua com qualquer tipo de sujeira, mas quando temos um nível alto como lamas, minério, o processo torna-se mais lento. Com o uso do equipamento a vapor, tornamos o processo mais rápido”, explica o diretor executivo da Acquazero.

A lavagem a vapor utiliza somente água onde a pressão e o calor do jato possibilita diminuir a sujeira de forma suave sem agredir a pintura do automóvel e ainda assim se tornar um serviço sustentável.

“Sustentabilidade não é um termo que está na moda para ganhar notoriedade entre o consumidor. Mas sim negócios inteligentes com o intuito de mudar o planeta e o torna-lo um lugar melhor para viver, se tornando empreendimentos que podem sim gerar maior lucro, além de aumentar a produtividade e diminuir os custos”, conclui Mol.