Franquia sustentável ganha força e se torna alternativa para novos investidores

Na esteira das discussões ambientais que antecedem na COP30, a Acquazero reforça sua trajetória sustentável e projeta economia de 200 milhões de água em 2025

Com assuntos ambientais em alta no país devido a COP30, realizada em Belém/PA no mês de novembro, houve uma crescente visibilidade por empresas que são comprometidas com práticas sustentáveis reais, e não apenas um discurso de marketing. No setor de franquias, esse movimento é ainda mais evidente, de acordo com a Associação Brasileira de FranchIsing (ABF), o segmento de práticas sustentáveis tem mostrado um crescimento superior à média do mercado, impulsionado por consumidores que cada dia mais valorizam marcas alinhadas a ESG.

Empresas como a Acquazero, que geram impacto positivo, têm se destacado entre investidores que buscam empreender de forma lucrativa e consciente. A rede é referência automotiva sustentável, com processos ecológicos desde a sua criação. Em datas como o Dia Mundial do Meio Ambiente e eventos como a COP30, a relevância desse tema se destaca ainda mais, posicionando a marca em evidência dentro de um mercado com responsabilidade ambiental.

Segundo o CEO da rede, Henrique Mol, o cenário global só fortalece o que a marca sempre acreditou: “Antes mesmo da sustentabilidade virar tendência ou obrigação, nós já havíamos entendido que o futuro dos serviços automotivos passaria pela redução de desperdícios, especialmente de água. Nossa operação nasce com esse propósito.”

Operação sustentável: da microfibra ao reaproveitamento de água

Com processos bem estruturados para minimizar impactos ambientais desde o mais simples até as mais técnicas, a Acquazero aposta em operações com práticas que reduzem consumo, resíduo e poluentes, como:

  • Panos de microfibra ecológicos: demandam menos água e produtos durante a limpeza;
  • Ceras e soluções biodegradáveis: formuladas para atuar com baixo impacto ambiental e sem contaminação de solo ou redes pluviais;
  • Serviços com uso reduzido de água: chegando a economizar centenas de litros por procedimento em comparação à lavagem comum;
  • Lavagem consciente dos panos: realizada com sistemas que evitam desperdícios e reduzem a quantidade de água por ciclo;
  • Reaproveitamento da água utilizada: especialmente para higienização da área de trabalho ao final do dia, evitando descarte de lixo e produtos em excesso;

O CEO reforça ainda que a sustentabilidade faz parte do modelo de negócio e não apenas do discurso: “Sustentabilidade não é uma ação pontual na nossa marca. Ela faz parte da essência do nosso negócio em cada serviço ofertado ao cliente. É isso que nos diferencia e gera valor para franqueados e clientes.”

Tendência confirmada: negócios verdes crescem e atraem investidores

Esse movimento é comprovado por dados. Segundo pesquisas recentes, a economia verde e os investimentos sustentáveis têm crescido em um ritmo acelerado. A Global Sustainable Investment Alliance (GSIA) aponta que mais de US$ 30 trilhões já foram colocados globalmente em ativos sustentáveis, enquanto análises da Bloomberg Intelligence indicam que o volume de investimentos de ESG pode superar os US$ 40 trilhões nos próximos anos. Esse movimento, impulsionado por regulações ambientais mais rígidas, metas de descarbonização e uma maior conscientização do consumo, reforça a tendência de expansão para negócios sustentáveis em diferentes setores.

No franchising brasileiro, marcas que incorporam essas práticas registram uma maior percepção de valor superior, mais fidelização de clientes e uma expansão acelerada, especialmente em grandes centros, onde a economia é um dos recursos mais procurados pela população.

Para Henrique, esse tipo de comportamento se destaca no mercado, onde um investidor busca um impacto real, e não só um retorno financeiro. “Nosso modelo une as duas coisas, e com certeza esse é um dos nossos diferenciais. Quem empreende com a Acquazero atua em um setor com crescimento, com demanda crescente e contribuição para uso consciente de recursos.”

Economia de água em escala nacional

A Acquazero mantém um histórico de economia expressiva de água graças ao seu modelo de lavagem sustentável. No ano de 2025, a rede projetou uma economia de cerca de 200 milhões de litros em todo o Brasil, um número significativo diante do contexto hídrico nacional e diretamente alinhado às metas de redução discutidas na COP30.

Essa economia é resultado da soma de práticas sustentáveis, do uso mínimo de água nos procedimentos ao reaproveitamento interno.

“Quando falamos de milhões de litros economizados, estamos falando de impacto no país inteiro. É uma contribuição direta ao meio ambiente e uma prova de que é possível ter um negócio rentável sem agredir os recursos naturais” finaliza o CEO.

A combinação entre crescimento do mercado, pressão por práticas responsáveis e a visibilidade global trazida pela COP30 reforça ainda mais o protagonismo de franquias sustentáveis. A Acquazero se posiciona como uma dessas marcas, com operação testada, impacto comprovado e atuação coerente com as demandas ambientes contemporâneas.