Investir na abertura de um negócio próprio requer cautela. Muitas vezes, as pessoas empregam todas as suas economias para iniciar as operações, então, arriscar não é uma opção. É importante que o negócio dê certo. Por isso, o caminho natural para muitas pessoas é o mercado de franquias. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de mortalidade de operações caiu de 5% em 2017, para 3,9% em 2018. Isso, somado ao fato de que esse mercado vem crescendo – mesmo em períodos de crise – na casa dos 7% a 8%, faz com que ele seja encarado como um dos mais seguros para se investir.
A ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, rede de franquias de clínicas odontológicas, referência no mercado, com 21 anos de experiência no segmento – vem adotando uma estratégia interessante durante as negociações com candidatos à franquia. De acordo com Fábio Nunes, executivo de operações da rede, aqueles que já tiveram o perfil aprovado pela franqueadora são convidados a participar do ‘Discovery Day’.
Os participantes do ‘Discovery Day’ são levados a uma visita, durante um dia inteiro, na unidade modelo da ORTOPLAN, em Foz do Iguaçu (PR), onde está a sede da marca. Nesta ocasião, é possível acompanhar de perto todos os processos e operações de uma unidade, ver sistemas funcionando, a gestão do negócio, a dinâmica do dia a dia, ambientes, etc.
Segundo Nunes, com a realização do ‘Discovery Day’ foi possível ampliar em 98% o número de contratos de franquia fechados. “Ver o negócio de perto, acompanhar o dia de trabalho, ter noção do ganho com os sistemas implantados é essencial. A franquia sai do mundo das ideias e acaba se tornando mais real para o futuro franqueado. Isso, sem dúvidas, traz mais segurança para quem está investindo”, explica.
O executivo conta, ainda, que somar o ‘Discovery Day’ ao conceito ORTOPLAN For You – que permite que o franqueado customize sua unidade em itens como tamanho da clínica, cores utilizadas para decoração, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outros aspectos passíveis de personalização – traz ainda mais vantagens à marca. “O franqueado fica mais confortável com essa flexibilidade e deixamos claro que usando o bom senso é possível negociar outras adaptações. Além disso, passamos a utilizar o nome do profissional na fachada da clínica. Essa é uma importante maneira de aproximação com o público a ser atendido, tanto para uma nova franquia quanto para modelo de conversão de bandeira”, finaliza Nunes.
De acordo com o presidente da rede, Dr. Faisal Ismail, agora é possível iniciar atividades com clínicas no modelo Smart (menor porte), com investimento de R$ 199 mil. No caso do modelo Plus (maior porte), o investimento é de R$ 280 mil. Para a conversão de bandeira, o investimento a ser feito varia entre R$ 25 mil e R$ 47 mil. A taxa de franquia praticada pela ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas é a mais atrativa do mercado, com valor de R$ 10.900,00. Os royalties passam a ser escalonáveis e quanto melhor o desempenho da franquia, menor é o valor a ser pago. A taxa de propaganda, por sua vez, pode ter 50% do valor revertido a ações locais, em benefício do próprio franqueado. Os cálculos são realizados tomando por base o faturamento de cada unidade, por mês.
Atualmente, a ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas contabiliza 35 franquias em atividades. Para 2019, a meta é chegar a 65 unidades entre abertas e contratadas, com prioridade de expansão pelo estado do Paraná, tanto na capital Curitiba quanto em cidades com mais de 35 mil habitantes; pelos estados do Nordeste, também com prioridade para as capitais, e municípios do interior do estado de São Paulo.