Não trabalhar de final de semana, ser única no segmento de franquias de varais, não ter concorrentes e comercializar produtos exclusivos, esses são um dos diferenciais que a Só Varais oferece para quem deseja abrir o próprio negócio. Financeiramente o negócio compensa, já que os custos com o ponto diminuem, uma vez que eles não operam através de loja física, mas contam com um escritório, a taxa de franquia é acessível e o valor de investimento real, possibilitando ao franqueado um lucro médio mensal de até R$ 18 mil.
Pioneira como franquia no segmento de varais indoor e outdoor no Brasil, a Só Varais oferece produtos e serviços que praticamente todo brasileiro precisa, pois mesmo com a entrada das lavanderias self service ou express, lavar roupas em casa ainda é um costume dos brasileiros. “Com os apartamentos cada vez menores, a terceirização de serviços e o aumento dos direitos dos trabalhadores domésticos – o que encarece o serviço, as pessoas estão sim procurando lavanderias e ainda que se torne uma realidade no Brasil, esta modalidade de serviço não irá anular o fato da pessoa precisar de um varal, seja para pendurar roupas que acabaram de ser lavadas ou uma toalha de banho que acabou de ser usada”, explica Williams Duarte, diretor de negócios da Só Varais. Ainda segundo o executivo, secadoras de roupa também são alternativas, porém muita gente não se adapta ou não tem dinheiro para comprar uma.
E não é só a venda de varais que a rede oferece, muito mais do que isso: a instalação e manutenção. Os técnicos são treinados e qualificados para que tenham todo o cuidado necessário no momento da instalação, para que a estética da lavanderia não seja prejudicada. O profissional tira as medidas, checa se o teto é de gesso ou laje, indica o produto certo, entre outros quesitos que influenciam na qualidade da instalação. Otimização de espaço também é um dos principais fatores analisados, pois cada dia mais as áreas de serviços contam com espaços menores.
A franquia faz tanto sucesso que a unidade piloto, localizada em São Paulo (SP), atende por mês cerca de 500 clientes e produz 700 varais, registrando um faturamento de R$ 2,5 milhões em 2014. “Todas as residências precisam de varais, mas a maioria das pessoas não sabe escolher o modelo mais adequado e instalar da maneira correta, por isso a procura por este tipo de serviço é grande”, explica o diretor.
Produtos exclusivos
Inovação é a marca registrada da Só Varais e além dos mais de 20 tipos de modelos de varais, a rede oferece produtos patenteados pela marca e exclusivos: o Nina, por exemplo, possui acionamento eletrônico, ou seja, basta apertar um botão e ele sobe ou desce. Desenvolvido pelo próprio Williams com a ajuda de um técnico de eletro eletrônico, o produto é ideal para pessoas com mobilidade reduzida, portadoras de necessidades especiais, com problemas de saúde (coluna, tendinite), idosos e para as pessoas modernas que não precisam fazer força para utilizá-lo. Outro varal que faz bastante sucesso é o Priscila, movido à manivela.
Crescimento ordenado e respeito ao franqueado
A Só Varais entrou recentemente para o franchising, mas já atua há vinte anos no mercado. “Só começamos a franquear no ano passado justamente depois de anos de experiência. Nossa missão é de fato expandir a rede, porém precisamos crescer de maneira ordenada e consistente. Vejo no mercado muitas franquias com um grande número de unidades, mas que logo fecham por falta de gestão do franqueado e da própria franqueadora. Não queremos isso e sim o crescimento sustentável da rede e de nossos franqueados, que são o coração do nosso negócio”, declara Williams.
Um exemplo disso, é o sucesso do primeiro franqueado que com cerca de seis meses de operação já atende quatro clientes por dia. A unidade atende moradores da região do ABCD, Zona Leste e do bairro do Sacomã em São Paulo.
Com expectativa de chegar à todas as regiões do país, a Só Varais quer finalizar 2016 com 12 novos franqueados.
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