Franquia goleadora

O programa Little Kickers foi iniciado no Reino Unido em 2002. Os fundadores venderam sua primeira franquia em 2004.

O casal Everson e Michele Pergher teve seu primeiro contato com a rede quando moravam na Austrália. Na época, a franquia entrava em campo no país e, Everson, atuava como gerente operacional enquanto que sua esposa o auxiliava nas aulas.

Depois de conhecer a fundo a franquia, decidiram voltar ao Brasil, em 2014, como master franqueados iniciando um projeto piloto em Porto Alegre trazendo além do conceito do esporte a introdução da língua inglesa. Hoje a Little Kickers possui 290 franquias em 27 países.

Conversamos com o master franqueado da Little Kickers, para conhecer melhor essa história e sua relação com o time, ou seja, seus franqueados, sua estratégia e seus gols. Confira.  

Mapa das Franquias: A metodologia usada é o diferencial da marca? Como ela funciona? 

Everson Pergher: Com certeza! Nosso lema é “Muito mais que futebol e inglês”. O sistema de ensino funciona da seguinte forma: são mais de 350 palavras trabalhadas no programa, com foco principal no lado lúdico do ensino, com a metodologia própria play not push™, que foi desenvolvida por especialistas da universidade de Cambridge e da Federação Inglesa de Futebol. Além disso, através de jogos e brincadeiras os pequenos aprendem além do esporte e o idioma, habilidades socioemocionais como resiliência, auto estima, foco e disciplina. No caso, as aulas são ministradas por dois profissionais, um fala 100% em inglês, e o outro é responsável pela parte de Educação Física.

Mapa das Franquias: O universo do futebol pode servir para o pontapé inicial, mas não é muito restrito para o aprendizado de um idioma? 

Everson Pergher: Poucas palavras das mais de 350 trabalhadas são direcionadas ao futebol. Em cada semana é trabalhado uma temática diferente para inserir o esporte e a língua inglesa de uma forma lúdica, divertida mas desafiadora. Em uma aula é possível passear pela Floresta (Forest), em outra Debaixo d’água (Under The Sea), Espaço (Space) onde as bolas (balls) podem se tornar foguetes (Rockets) e os cones se transformam em estrelas (Stars).

Mapa das Franquias: Como funciona a franquia, que é home based? O franqueado vende a metodologia para uma escola já existente?

Everson Pergher: A franquia é home based e não é necessário ter espaço físico para atuar. O franqueado utiliza a estrutura do local, podendo ser uma escola, condomínio, clube, etc. Sendo necessário ter apenas um espaço amplo, levando cones, bolas, traves, etc. O franqueado fica responsável pela prospecção para realizar as aulas, mas, também pode ficar à frente das aulas desde que seja formado em Educação Física ou tenha Inglês Fluente.

Mapa das Franquias: Como vocês estudam o potencial de uma área para a implantação da franquia? Qual o porte das cidades? 

Everson Pergher:  Avaliamos o potencial de acordo com o número de crianças no nosso público alvo. Em cidades menores o franqueado pode agrupar cidades ao entorno e ter exclusividade nas mesmas.

Mapa das Franquias: Quais as características das escolas que adotam o sistema? É preciso ter um campo, uma área para futebol de salão, de que tamanho, etc.? 

Everson Pergher: Escolas que buscam novas formas de introduzir o esporte e uma nova linguagem para as crianças. No caso, não é necessário, apenas um espaço amplo, já que as aulas podem ser ministradas em espaços públicos, condomínios, além de escolas.

Mapa das Franquias: Quais são as faixas etárias atendidas?  

Everson Pergher: 1 ano e meio até 7 anos, divididas em 4 faixas etárias.

Mapa das Franquias: Quem são os principais concorrentes? Escolas bilíngues/outros?

Everson Pergher: A metodologia é exclusiva. Neste momento, não existem concorrentes diretos.

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado?

Everson Pergher: Entre 21 e 39 anos, bom perfil comercial, empreendedor, superior completo (não obrigatório), identificado em fazer a diferença em milhares de crianças.

Mapa das Franquias: Que benefício a marca oferece ao seu franqueado?

Everson Pergher:  Know how e negócio consolidado em mais de 31 países, sistema de negócios próprio, suporte com reuniões periódicas, identidade visual, suporte no marketing e gestão, auxílio para viabilização da área para iniciar o negócio, etc.

Mapa das Franquias: Como é o treinamento oferecido ao franqueado?

Everson Pergher: Treinamento de 3 dias prático/teórico na unidade piloto em Porto Alegre/RS.

Mapa das Franquias: Quantas horas de duração tem o treinamento?

Everson Pergher:  Aproximadamente 30 horas.

Mapa das Franquias: Há algum custo para o franqueado?

Everson Pergher:  O treinamento está incluso na Taxa de Franquia.

Mapa das Franquias: Como é feito o suporte ao franqueado no dia a dia?

Everson Pergher:  Reuniões semanais e sistema intranet de suporte.

Mapa das Franquias: Qual a taxa de retorno de investimento esperada?

Everson Pergher: 12 meses.

Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para 2018/2019 e quais as melhores praças para crescer?

Everson Pergher: Atualmente, a rede conta com 29 unidades espalhadas por RS, SP, PR, MG, ES e DF. A ideia é chegar a 33 unidades em operação até o final