Com mais de 12 milhões de habitantes, um PIB, que só em 2015, ultrapassou R$ 650 bilhões e abrigando quase 10% de todas as empresas ativas no País, conforme dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo figura como a maior cidade da América Latina e a 11ª do mundo, segundo pesquisa portal City Mayors Foundation. Entrar num mercado consumidor como esse é uma grande oportunidade para qualquer marca, oportunidade esta que a franquia goiana Fast Açaí acaba de conquistar.
A empresa, que já tinha seis lojas no interior de São Paulo (Barretos, Mirassol e São José do Rio Preto) agora passa a operar sua primeira unidade na capital paulista, inaugurada neste mês de agosto no pátio da estação São Bento do metrô, uma das três mais movimentadas da cidade. “Atualmente, passam cerca de 1 milhão de pessoas por dia na estação e é justamente esse público que queremos atingir para proporcionar a eles uma pausa rápida para um lanche saudável”, afirma Odilon Moura, gerente de franquias da rede especializada em alimentação healthy fast food (comida rápida e saudável). Ele destaca que o potencial dessa primeira unidade aberta na cidade pode ser ainda maior, já que bem próximo ao local está sendo construído um grande shopping.
“A cidade de São Paulo abriga diversas comunidades, fazendo com que haja uma diversidade cultural muito grande, por isso a entrada da nossa marca nesse imenso mercado é um passo importante. Grande parte das empresas e marcas brasileiras nasce em São Paulo e se expandem Brasil afora, mas nós estamos fazendo diferente. Estamos partindo do Centro-Oeste brasileiro para uma das cidades mais populosas que temos hoje. E de lá podemos alavancar para outros mercados”, conta.
Vítor Donadeli é o empresário que irá levar a marca Fast Açaí para a capital paulista. Ele revela que um dos motivos pelo qual optou pela rede goiana de alimentação saudável foi justamente o fato de não haver nenhuma unidade na cidade de São Paulo. “Eu fiz uma série de pesquisas e vi que não havia nenhuma unidade da franquia na capital. Apesar de já haver por aqui inúmeras lojas que vendem açaí e, até mesmo franquias, vi na Fast Açaí uma marca mais consolidada no mercado nacional o que faz com que ela se sobressaia sobre as demais”, explica o empreendedor.
Além de São Paulo, em breve, outras três cidades paulistas receberão lojas da Fast Açaí, são elas: Americana, Campinas e Jundiaí. “Essas unidades que estão em andamento já contam com a negociação concreta e contrato assinado pelos franqueados, mas não serão as únicas. Temos uma estratégia para avançar nessa expansão nacional no estado paulista, tanto que já existem negociações avançadas para que outras lojas sejam inauguradas ainda este ano na capital e no interior do Estado”, anuncia o diretor comercial da rede de franquias Frederico Junqueira. A marca goiana está presente em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 170 pontos de venda.
Expandindo horizontes
De acordo com Frederico Junqueira, a Fast Açaí, a partir desta primeira loja na cidade de São Paulo, a rede de alimentação saudável quer alavancar sua expansão no maior e mais rico Estado brasileiro, por isso a expectativa dos diretores da franquia é grande em relação às novas unidades na capital paulista. “Queremos consolidar nossa marca nessa megalópole, a fim de mostrar aos paulistanos quem somos e a qualidade dos nossos produtos, especialmente o açaí”, esclarece Frederico.
O executivo comemora os números de crescimento da franquia que fundou com outros três sócios. Somente no primeiro semestre deste ano marca abriu 30 novas unidades, 20% a mais do que o mesmo período de 2017. “Nossa expectativa é de chegar a mais de 200 unidades até o fim do ano”, informa Junqueira.
Mas além do crescimento dentro do País, a franquia goiana expande suas fronteiras internacionais. No mercado externo, a Fast Açaí começou a atuar em julho de 2017 com a inauguração de sua primeira loja nos Estados Unidos, em Orlando; e em junho deste ano, a rede começou a operar o Continente Africano, na cidade de Luanda, capital de Angola, que até o fim deste ano deve receber mais três novas unidades, informa Odilon Moura.
Investindo no crescimento da marca, a empresa reformulou toda sua estratégia de alcance do mercado internacional. “Até dezembro vamos inaugurar três unidades em Miami, cidade localizada no estado norte-americano da Flórida e iniciaremos por lá nossa atuação no mercado varejista local, comercializando o açaí ultracongelado nos principais pontos comerciais da região. Nossa meta é crescer cerca de 70% em número de unidades nos EUA pelos próximos três anos. Além disso, já temos negociações avançadas para ingressarmos em Portugal e África do Sul, e estamos estudando a entrada da marca no Reino Unido”, completa a gerente de comércio exterior Waleska Rocha.