A Pesquisa Trimestral de 2018, realizada pela Associação Brasileira de Franchising, indica que o segmento de alimentação cresceu 9,7%, ocupando a quinta posição no ranking de crescimento. Os dados da Pesquisa Setorial ABF Food Service 2018 apontam um faturamento de R$ 42,816 bilhões obtido pelas redes de alimentação.
O segmento de alimentação foi favorecido pela Copa do Mundo, que impulsionou as vendas e atraiu mais consumidores aos estabelecimentos. A procura por franquias que oferecem finger foods nos dias de jogos contribuiu para o aquecimento do segmento de alimentação.
Um exemplo desse padrão de franquia é a rede Fritos no Cone, nascida na cidade de Mirassol, interior do estado de São Paulo, que comercializa batata frita, cebola empanada e iscas de frango no cone de papel, além de diversos sabores de coxinha, produzidas na versão vulcão, linha exclusiva da marca com muito mais recheio do que a tradicional.
Os resultados alcançados pela Fritos tem sido promissores e a rede acaba de iniciar sua expansão pelo sul do Brasil, que segundo a ABF teve no segundo trimestre deste ano uma participação de 10,1% no total de novas unidades, sendo também responsável por 9,7% de todo o faturamento do franchising brasileiro, que foi de 40,734 bilhões durante o trimestre da pesquisa.
A cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul em breve será contemplada com uma unidade da franquia Fritos, que de acordo com a proprietária Patrícia Maffini, será inaugurada no início de dezembro. Erechim tem aproximadamente 105.059 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é conhecida como a “Capital da Amizade”, título que combina com a história da Fritos no Cone, que surgiu a partir de uma amizade, cresceu com ela e agora toma conta do Brasil.
Patrícia explica que a inovação e a qualidade dos produtos oferecidos pela Fritos foi um dos fatores que a levou a investir na marca, ela também comenta sobre o peso que o suporte oferecido pela franqueadora teve em sua decisão, “O apoio da rede, aliado ao suporte de excelência foi o que nos trouxe segurança para investirmos na Fritos e nossa expectativa em relação à nossa unidade é a melhor possível, uma vez que em nossa cidade não existe nenhuma franquia que ofereça os mesmos produtos”, salienta a empreendedora.
A Fritos no Cone disponibiliza aos franqueados apoio comercial e suporte completo em capacitação, implantação, gestão, arquitetura, marketing, além de fornecedores, “fazemos de tudo para que nossos franqueados tenham o mesmo sucesso que nós temos”, afirma Leonardo Evangelista, um dos sócios da Fritos. Rogério Sartori, também proprietário da marca, ressalta os principais atrativos do negócio “baixo custo operacional e baixa burocracia é o que fazem da Fritos uma operação inteligente e a tornam altamente lucrativa”, acrescenta ele.
O estrategista, Lucas Atanazio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO e responsável pela formatação da Fritos no Cone em franquia, reitera a importância de algumas informações que os investidores devem obter antes de investirem em uma franquia do ramo de alimentação. “É fundamental que o empreendedor entenda que a franquia oferece maior segurança, mas que qualquer negócio necessita de trabalho para garantir o sucesso do investimento. Na Fritos, damos preferência a franqueados que atuarão na operação, ainda que majoritariamente na administração e supervisão do negócio, mas que esteja presente. Aquela velha máxima sobre o ‘olho do dono’ é válida mesmo no ramo de franquias”, alerta o especialista.