Divulgar uma foto do quadro Monalisa, do Museu do Louvre, conquistada depois de acirrada disputa em meio a uma multidão de turistas é legal, mas visitar túneis subterrâneos da França ou ter dicas do melhor ponto para a foto perfeita com a Torre Eiffel dá um gostinho ainda melhor à viagem. Pensando justamente em dar ao turista uma vivência única e diferente dos pacotes tradicionais que incluem os pontos turísticos convencionais e lotados, a diretora Gabriela Frizzo criou a Trip4u. A rede, fundada em 2015, monta roteiros personalizados e se dedica a levar experiências diferentes aos viajantes, de acordo com o perfil deles.
“O barato pode sair caro, se a pessoa vai a um país sem conhecimento do destino. Ela vai se juntar a uma leva de turistas nos pontos turísticos e perder a chance de explorar e conhecer o que o lugar tem de melhor, deixar de visitar cantinhos escondidos ou de fazer passeios com cenários e histórias incríveis”, aponta Gabriela, cujo negócio foi eleito case de sucesso pelo Sebrae em 2016.
“Os roteiros anunciados com preços já definidos por agências e operadoras nem sempre são pensados para explorar as predileções de quem viaja, deixando a experiência para segundo plano. Se a pessoa quer países como França, Itália e Espanha, por exemplo, e não gosta de vinhos, qual a razão de incluir uma vinícola no roteiro?”, indaga Frizzo.
Cocriação com Franqueados
O roteiro da Trip4u é desenvolvido pelos franqueados, que têm autonomia para explorar a criatividade e apresentar propostas à matriz. Este é o perfil que a franquia busca: o empreendedorismo aplicado de baixo para cima. Entre as experiências de lazer já elaboradas e que constam no catálogo estão: aventura, negócios, country, esportes, cultural, romântico, infantil, entre outras. A operadora, inclusive, faz parte do seleto time autorizado a vender pacotes para o Rock in Rio Lisboa.
Os clientes também são ouvidos para criar novos destinos. “Imagine um fã de futebol que pretende ir a Roma. Para tornar o tour mais interessante, podemos tentar um encontro com Falcão – ex-jogador de futebol conhecido com o rei da cidade -, por exemplo. Assim, ele mostra os principais pontos turísticos da cidade, tornando o momento ainda mais especial”.
Com 16 unidades espalhadas pelo Brasil – oito delas no Rio de Janeiro -, a rede prevê a abertura de mais 15 unidades em 2018. O investimento inicial para abrir uma franquia da Trip4U é de R$ 20 mil no modelo Home Based, R$ 60 mil no Office (salas e escritórios com 30 m²) e R$ 120 mil no Store (pontos comerciais com 40 m²), já somados capital de giro e taxa de franquia. A média de faturamento é de R$ 70 mil no padrão Home Based, R$ 200 mil no Office e chega a R$ 350 mil (Store), com prazo de retorno de investimento de 24 meses.