Em 2015, a livraria 100% Cristão se consolidou como a primeira franquia de produtos cristãos no Brasil em um momento em que o país atravessava uma situação política e econômica conturbada. Com o agravamento da crise, muita gente buscou alento na fé, o que proporcionou à empresa crescimento e a expansão para novos mercados, com a inauguração da primeira unidade no Nordeste.
“Vemos um aumento da demanda em momentos difíceis”, afirma Wilson Pereira Junior, fundador da franquia. “E muitas pessoas têm perdido o emprego e buscado o negócio próprio. Temos toda a estrutura e o know-how necessários para transformar esse sonho em realidade”, diz Pereira, ao explicar como a crise tem impulsionado a expansão da rede.
Desenhada de forma a capacitar franqueados sem nenhuma experiência prévia em empreendedorismo, a 100% Cristão aposta na captação de interessados que venham do mercado de trabalho. Hoje, das sete unidades existentes, essa é a realidade de seis. A exceção é a primeira aposta da empresa fora do Sudeste, a livraria de Campina Grande (PB).
Ricardo Cavalcanti Junior, responsável pela unidade campinense, é descendente de uma família de empresários do ramo têxtil com mais de 50 anos de história na Paraíba. No ano passado, sentiu necessidade de diversificar os negócios. Como não queria começar do zero em um setor onde não tinha experiência, decidiu apostar em uma franquia. E quando conheceu a 100% Cristão, a escolha foi fácil: “Somos evangélicos e, ainda que houvesse livrarias de cunho religioso na cidade, muitas vezes não encontrávamos algumas obras específicas por aqui”, diz.
Com uma taxa de crescimento mensal constante de 5% e expectativa de aumentar o faturamento em 50% até o final de próximo ano, a decisão se mostrou acertada. “Realmente, suprimos um nicho que estava aberto na cidade”, conta o empreendedor. A expectativa é atingir o payback do investimento até meados de 2017.
Muito além de uma livraria
Criada em 2005 com inspiração nas grandes redes de livrarias do mercado, a 100% Cristão também atua como editora, distribuidora e gráfica. Além da extensa linha de livros, a loja tem ainda material audiovisual, roupas e itens que ajudam na condução de ritos religiosos, alguns deles exclusivos. O investimento inicial para abrir uma unidade é de R$ 160 mil, o que inclui grande parte do estoque inicial em regime de consignação. O payback é estimado entre 24 e 36 meses, e a previsão de faturamento mensal vai de R$ 30 mil a R$ 100 mil, de acordo com o tamanho da loja.
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