Eleita a melhor franquia do Brasil em 2014 e premiada com o Selo de Excelência em Franchising nos últimos três anos consecutivos, a iGUi Piscinas apresentou du rante a Feira da ABF 2015 produtos e novidades no formato de suas franquias. Piscina pastilhada com fibra de vidro será o lançamento durante o evento.
A iGUi é a empresa que mais constrói piscinas de fibra no mundo. Possui 360 unidades no Brasil e 160 no exterior, atuando em 23 países. Para atender a toda essa demanda, possui 43 fábricas em diversos segmentos necessários para compor todo o mix de produtos que oferece: piscinas, filtros, acessórios, móveis para área de lazer, produtos químicos, entre outros.
Só no Brasil são 15 fábricas de piscinas, e essa distribuição estratégica agrega ao franqueado eficiência e menor custo de logística. As unidades são geridas pelos chamados máster franqueados, que além de produzirem as piscinas, também dão suporte e consultoria operacional aos parceiros de sua região.
O modelo de negócio para empreendedores é um sucesso, o que resulta em uma das franquias mais rentáveis, com faturamento acima de R$ 100.000,00 e lucratividade líquida estimada em 20%, proporcionando um rápido retorno de investimento. Além da lucratividade e do retorno, possui ainda a vantagem de um dos Royalties e Propaganda menores praticados no mercado.
As lojas estão distribuídas geograficamente, 54% das franquias estão na região Sudeste, 17% no Sul – onde a iGUi nasceu -, 22% no Norte e Nordeste e 7% no Centro-Oeste. Nos últimos meses, o maior crescimento de franquias iGUi se deu no Nordeste como um todo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
“Não podemos deixar de falar de um grande diferencial da marca, que é a tecnologia empregada no desenvolvimento dos produtos: é a mais avançada do mercado, tanto na piscina quanto no equipamento de filtragem, que é único e exclusivo – é a única empresa desse segmento que tem os selos do Inmetro e Procel categoria A, comprovando que a água é 99,9% potável (modelo de Filtro G4 Premium)”, reforça Bruno Zanetti, presidente executivo da iGUi.
“Nosso carro-chefe é a piscina, que responde por 70% do faturamento da rede, seguido por equipamentos, químicos e, por fim, serviços. Estamos persistentemente investindo em novos produtos que possam colaborar com as franquias em negócios que não dependam da construção”, completa Filipe Sisson, fundador e CEO da iGUi.
Microfranquia iGUi Trata Bem tem novidade para expansão de negócios
A microfranquia iGUi Trata Bem foi criada em 2012, a partir do conceito de que não existe qualidade total da piscina se a água não for bem tratada. Essa modalidade de negócio é para prestação de serviços de limpeza e manutenção de piscinas. É destinada a empreendedores com menor potencial de capital e com muita vontade de trabalhar.
Com investimento de apenas R$ 9.900,00, é uma opção rentável que apresenta, em média, uma lucratividade líquida de R$ 6.000,00 mensais com retorno de capital em 3 meses.
A novidade que a rede traz para os empreendedores é o Quiosque iGUi Trata Bem, que possibilita ao microfranqueado optar em ter um ponto comercial. Os quiosques funcionam como uma loja, possuem fachada bonita, iluminada e útil para o acesso do clie nte ao serviço de tratamento da piscina.
O Trata Bem obteve crescimento de 700% no último ano, passando de 20 franquias em dezembro de 2013 para 161 no mesmo período de 2014 e, atualmente, conta com 242 unidades. “Até o fim do ano a previsão é triplicar esse número, queremos de 600 a 800 microfranquias em 2015 e chegar a 6 mil em até 3 anos, dentro do Brasil”, estima Anderson Marcatto, diretor do Trata Bem.
Perfil do empreendedor que procura uma franquia iGUi
Geralmente são provenientes do varejo, autônomos, gerentes ou diretores nas mais diversas áreas. São pessoas que se desligam de outras empresas para investir em negócio próprio e, além desses, são também profissionais ligados à construção civil, como arquitetos, engenheiros, construtores, entre outros.
Cases de sucesso
É tradição da iGUi contar com “pratas da casa”. Desde a sua fundação, há inúmeros casos de colaboradores que se tornaram franqueados e máster franqueados, tanto no Brasil quanto no exterior.
Na cidade de Olímpia, interior de São Paulo, por exemplo, um franqueado conseguiu em 11 meses o retorno do capital investido. Oriundo de um trabalho relacionado durante muitos anos a serviços bancários, ele se desligou desse ramo e dedicou-se à franquia iGUi, obtendo retorno e lucro merecidos.
Em Curitiba (Paraná), um diretor de multinacional também deixou a empresa em que trabalhava e comprou uma franquia iGUi. Em um ano, conseguiu a lucratividade proporcionada pelo modelo de negócio e, consequentemente, o retorno total do capital investido.
Outro exemplo de sucesso está em São José do Rio Preto (SP). Em 2013, um empreendedor saiu do ramo de churrascarias para ser iGUi. Junto, levou seu jovem filho, ainda cursando Administração de Empresas, para fazer a gestão da franquia. Dois anos depois, e em pleno sucesso, o franqueado obteve condições para adquirir outra unidade na cidade de Bady Bassit (SP), onde o seu filho está à frente do negócio.
iGUi completa 20 anos
As Empresas iGUi iniciaram suas atividades na cidade de Gravataí, no interior do Rio Grande do Sul, a partir da Indústria da Piscina, fundada em junho de 1995. Em 2002 a marca foi incorporada, tornando-se um dos mais importantes Gr upos Empresariais do País. Vinte anos se passaram e a iGUi mantém-se líder no segmento. “O segredo do nosso sucesso está na transparência, ética, honestidade, no bom senso, na disseminação de boas práticas e boa intenção. Por isso, temos instaladas no mundo cerca de 300 mil piscinas, e é graças ao empenho e criatividade das pessoas comprometidas nessa missão. Lembrando que somos mais de 520 lojas, 43 fábricas franqueadas e mais de 5 mil trabalhadores envolvidos diretamente nessa empreitada de grande sucesso”, finaliza Filipe Sisson.
Gislene Lopes – Assessora de Imprensa
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito