As pequenas empresas e os profissionais autônomos foram gravemente afetados com a crise gerada pelo novo coronavírus. Com a suspensão das atividades comerciais, além da recomendação de distanciamento social, muitos negócios tiveram que se reinventar para superar esse momento, que causou impacto muito além da saúde, alcançou todas as áreas.
Dados divulgados pelo Sebrae, logo no início da pandemia, apontaram que 89% das pequenas e microempresas no Brasil enfrentaram queda no faturamento diante da pandemia. Por outro lado, alguns segmentos como o ramo de alimentos e bebidas conseguiram equilibrar o fluxo de caixa e, até mesmo, registrar crescimento do faturamento. A resposta está na resiliência de boa parte dos empresários de buscarem alternativas para continuarem vendendo seus produtos e serviços durante esse período tão conturbado.
Foi pensando exatamente em ajudar esses pequenos negócios a manterem o networking, que surgiu no início deste ano no mercado de franchising, o Kaz, uma franquia de permuta multilateral que por meio de uma plataforma, tem como objetivo conectar empresários de todo o Brasil.
O Kaz atua conectando empresários para negociarem e lucrarem de uma maneira inteligente. Diferentemente do sistema tradicional e antiquado de permuta em que o empresário deve necessariamente negociar com quem trocou algo com ele, no Kaz, a permuta é multilateral.
Isso significa que o negociante pode escolher como e onde gastar seu crédito. O empresário tem todas as empresas aliadas à sua disposição. Toda negociação é feita através de um sistema tecnológico e automatizado, ou seja, ele tem risco zero e total segurança sobre cada uma delas.
As transações em permutas também permitem que o empresário compre produtos e serviços pagando menos. Ele, que já tem uma margem de lucro sobre seu produto, ao trocá-lo, acaba economizando um valor considerável, normalmente acima de 50%.
“Além disso, a franquia proporciona uma rodada de negócios mensalmente, para que os aliados apresentem seus negócios uns aos outros. Isso faz com que cada um deles mantenha a constância nas vendas e reduza a capacidade ociosa das suas respectivas empresas. Quando o empresário se torna aliado do Kaz, é certo que ele irá alcançar mais clientes e levar a sua empresa a um patamar maior”, afirma Matheus Albuquerque, CEO do Kaz.
Ademais, de início, a rede disponibiliza um valor antecipado em moeda kaz (que tem o mesmo valor do Real) para que o aliado comece a negociar imediatamente, antes mesmo de fazer sua primeira venda. Com isso, ele preserva ainda mais seu fluxo de caixa.
Experiência que alavancou os negócios
A mineira Cybelle Medrado, sócia-proprietária da oficina mecânica Mecanicar, em Montes Claros (MG), conta que o networking com outros aliados da plataforma ajudou, e muito, no seu negócio.
“Tivemos a oportunidade de trazer novos clientes, parceiros e conquistar inclusive amigos! O nosso negócio teve um reconhecimento no mercado e talvez sem a plataforma muitas pessoas não teriam conhecido nossa empresa. Fizemos também bons negócios gerando oportunidade também de conhecer outros empreendedores com essa parceria”, conta a empresária que enfatiza ainda que essa parceria gerou um aumento das vendas em 15%.
Essa experiência positiva também é compartilhada por Alessandra Lemos, mentora e especialista em atendimento ao cliente, no interior de Minas, em Montes Claros.
Segundo ela, o uso da plataforma possibilitou o aumento do seu faturamento em cerca de 10% ao mês. Em busca de inovações e tudo que possibilitasse o crescimento do seu negócio, Alessandra vem apostando nesse trabalho de networking com outros aliados da plataforma. “Sempre é importante investir em networking! Fiz grandes amizades na plataforma e estou há dois anos, desde a época que o Kaz começou com a unidade piloto na cidade em que tenho o empreendimento. Pelo Kaz conseguimos atingir novos clientes que jamais chegariam à nossa empresa sem a parceria do mesmo”, avalia.
Todos os franqueados são interligados, pois os negócios são feitos em um sistema completamente automatizado. O empresário não necessariamente precisa comprar de quem negociou primeiro com ele, pode comprar de qualquer empresa da plataforma em todo Brasil, buscando o que realmente precisa para sua empresa ou vida pessoal.
“O Kaz se mostrou uma ferramenta ainda mais importante no nosso atual cenário econômico, pois oferece uma nova alternativa de vendas para as empresas. Tanto para quem presta serviço quanto para quem comercializa produtos, a ferramenta ajuda a aumentar as vendas e preservar o fluxo de caixa”, enfatiza o CEO da microfranquia.
Atualmente o Kaz conta com 8 unidades franqueadas, sendo 1 unidade própria em Montes Claros (MG), 1 recém inaugurada em Patos de Minas (MG) e 6 a serem inauguradas: Patrocínio (MG), Juiz de Fora (MG), Porto Seguro (BA), Eunápolis (BA) e Teixeira de Freitas (BA), Patos (PB).