Os desafios que a rede The Kids Club, franquia de ensino de inglês para crianças de até 12 anos, enfrentou em meados da década de 1990, em razão da cultura do brasileiro em não compreender que crianças pequenas eram completamente aptas à educação em dois idiomas, ficaram para trás. Agora, em 2018, a rede comemora a consolidação do ensino infantil de inglês com o crescimento de 7% em número de alunos, acrescendo 8% em seu faturamento em comparação com 2017, quando alcançou uma ordem de R$ 12 milhões.
“Como a maioria dos empresários, sentimos a crise, mas estamos satisfeitos com nosso desempenho e abertura de três novas unidades no primeiro semestre de 2018, totalizando 78 em funcionamento em todo o Brasil. É um momento em que mostramos ser referência no ensino de inglês para crianças pequenas, proporcionando o aprendizado que os pais desejam, com metodologia que respeita o ritmo de cada aluno, e mostra que aprender inglês pode ser fácil e divertido”, pontua a CEO da The Kids Club, Sylvia de Moraes Barros.
O plano para 2019 agora é mirar as cidades de interior das regiões Sul e Sudeste, locais com grande potencial para o ensino de inglês para crianças, , e cidades do Norte e Nordeste, como Aracajú (PE), Belém do Pará (PA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI), Maceió(AL), João Pessoa(PB). Para chegar em tais regiões, a The Kids Club oferece dois modelos de negócios em formato home-based, um para cidades com até 50 mil habitantes e outro para aquelas com 100 mil habitantes ou mais, que oferecerem ao franqueado um faturamento médio entre R$ 17 mil a R$ 25 mil e rentabilidade de 25% a 35% – a depender do modelo de negócios escolhido.
Segundo a CEO da rede, o crescimento registrado no último ano foi possível graças à crescente consciência dos pais em relação à importância do aprendizado de inglês na infância e, consequentemente, a busca das escolas por parceiros que suprem essa demanda de manterem-se competitivas em relação às escolas bilíngues e internacionais, cujo investimento na mensalidade, geralmente, é maior.. “A The Kids Club é uma alternativa de menor investimento para pais, colégios e empreendedores que tenham uma visão de futuro, pois oferece um curso de inglês de qualidade para crianças a partir de 18 meses, com metodologia exclusiva e eficiente aos alunos”, ressalta a Sylvia.
Para a rede, é essencial que o franqueado, além da facilidade de negociar, seja também fluente em inglês e tenha interesse em atuar na área pedagógica, pois, provavelmente, a princípio, será ele o responsável pelas aulas . Dados do último censo do Ministério da Educação e Cultura apontam que 21% das escolas brasileiras são particulares, o que representa em torno de 40 mil unidades. Destas, a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) estima que, no máximo, 3% ofereçam hoje algum ensino de segunda língua. Junto a isso, pesquisa do Conselho Britânico revela que apenas 1% dos brasileiros são realmente fluentes em inglês e outros 4% se relacionam com a língua em estágios inferiores ao da fluência. Ou seja, ainda há um imenso mercado a ser explorado no Brasil.