Franquia de culinária japonesa inova e se torna a primeira rede desse segmento com drive-thru

A rede Tantô Temakeria conseguiu oferecer esse sistema de negócio após criar uma operação organizada e sincronizada

O drive-thru é um sistema que está mais do que estabelecido na sociedade e ganhou ainda mais evidência após a pandemia, pois uma das regras para o controle da doença não permitia que os restaurantes trabalhassem de portas abertas, apenas drive-thru ou delivery. Com isso, muitos restaurantes investiram nesse modelo, até mesmo em segmentos onde não é comum esse sistema.

Para que fique ainda mais claro, o drive-thru é aquele tipo de serviço onde não é necessário que o cliente saia do seu veículo para pedir, receber e realizar o pagamento dos seus produtos. Ele já era adotado por várias marcas no setor gastronômico, o que o fez ser um modelo de negócio consolidado no mercado.

Porém, apesar de ter muita variedade, nenhum restaurante de culinária japonesa tinha se aventurado nesse modelo, exceto a Tantô Temakeria. A rede de franquias com foco em comidas orientais lançou esse modelo no início de 2019 e conseguiu a combinação perfeita entre uma comida saudável e atendimento rápido, requisitos básicos para se aliar a comida japonesa com sistema drive-thru.

Segundo o diretor comercial da Tantô, Marcelo Verdi, essa combinação só foi possível graças ao desenvolvimento de uma operação organizada e bem sincronizada, fazendo com que fosse possibilitado a preparação minuciosa e ágil dos pratos. Foram necessários inúmeros testes, principalmente no modo de preparo dos alimentos, na escolha certa dos equipamentos e na linha de produção ideal.

O modelo Drive-Thru da Tantô Temakeria possui um espaço para atendimento interno na loja , porém o serviço oferecido diretamente nos carros representa em torno de 70% da venda total do restaurante.

“Nós enxergamos nesse modelo uma possibilidade de inovação na gastronomia asiática, pois nenhum outro restaurante havia feito o mesmo ainda. Com isso, conseguimos atingir o público que é fiel à essa gastronomia, levando a eles mais agilidade e praticidade para aproveitar as nossas comidas”, diz Verdi.

Vantagem do sistema drive-thru

Uma das principais vantagens do drive-thru é por conta da rapidez na hora de produzir e servir a comida ao cliente, facilitando a vida de quem está com pouco tempo e precisa de algo com mais agilidade.

“Além da conveniência tradicional, este tipo de canal de venda ganhou ainda mais força com o advento da pandemia, tendo sido adotado por diversos setores do comércio. A nova grande vantagem desse modelo de serviço é que os clientes não precisam entrar no ambiente da loja, resultando em uma diminuição considerável do contato com os colaboradores dos estabelecimentos”, contou Marcelo Verdi.

Porém, o drive-thru ainda não era tão comum em restaurantes japoneses, até a chegada da Tantô Temakeria. Apesar de muitos dizerem que a comida oriental possui um preparo mais lento, ou seja, ela leva mais tempo para finalizar, a Tantô resolveu desmistificar isso e foi pioneira ao trazer o modelo de negócio drive-thru para o restaurante.

“Nós conseguimos chegar nessa inovação através de uma operação que foi totalmente pensada e planejada para que pudéssemos fazer a comida de forma rápida, mas sem perder a sua qualidade e o sabor marcante que a culinária japonesa possui. É uma ótima vantagem para quem ama comida japonesa, porém na sua rotina não tem muito tempo de entrar no restaurante para aguardar o seu pedido”, salientou o diretor comercial da rede.

Investimento necessário para o modelo

Para os empreendedores que possuem o interesse em investir no modelo de negócio drive-thru da Tantô Temakeria a rede solicita um investimento inicial de R$ 344 mil, estando incluso a taxa de franquia, capital de giro, estoque e gastos com a instalação.

Segundo Marcelo Verdi, o faturamento médio mensal é estimado em R$ 206 mil, com prazo de retorno em até 15 meses. O negócio é ideal para áreas de 350 metros quadrados, com a necessidade de dez funcionários.

Tantô também é pioneira no modelo fast casual

Além de ser a primeira rede de comida japonesa a ter um modelo de negócio drive-thru, a Tantô também é pioneira no modelo fast casual nesse tipo de gastronomia. O conceito desse sistema vem se popularizando cada vez mais no mercado gastronômico dos Estados Unidos, mas também já chegou com força total no Brasil.

A modalidade tem como objetivo unir boa comida, produtos de qualidade, produção cuidadosa, mas com a praticidade do fast food, em que o cliente faz o pedido no caixa, pega uma senha e retira no balcão.

“Esse vem ao encontro de conceitos muito valorizados pelo público-alvo dos restaurantes japoneses, como conveniência e qualidade. Através de uma operação mais simples e cardápio mais enxuto, este modelo oferece praticidade e ao mesmo tempo, qualidade”, finalizou Marcelo Verdi.