Todo negócio que cresce muito rápido traz consigo problemas. Esta é a visão de Igor Mantovani, fundador e CEO da 4Charge, rede de franquias de carregadores. A rede, que conta com 60 unidades franqueadas atualmente, atua em todas as regiões do Brasil e quer continuar a expansão. Contudo, segundo o empresário, isso será feito de uma maneira equilibrada e organizada.
“Não quero ir muito rápido para não perder a qualidade do suporte que oferecemos para os investidores. Os primeiros anos foram de rápido avanço em todas as áreas do negócio e agora é o momento da consolidação”, comenta.
De acordo com Igor, em 2021, a empresa registrou um crescimento de cerca de 700% e em 2022, de 100%. Para 2023, explica, a meta é menos ambiciosa, mas ainda assim prevê a abertura de outras 100 operações.
Na prática, a empresa trabalha com publicidade em pequenos terminais de recarga que podem ser instalados em bares, restaurantes e mais recentemente em academias, consultórios médicos e clínicas de estética.
“O franqueado atua com a prospecção de estabelecimentos comerciais para a instalação dos equipamentos, mas também dos anunciantes. Além disso, ele também cuida de toda a parte administrativa do negócio”, comenta Igor.
O empresário explica que não é preciso ter nenhum tipo de experiência prévia e que todo o treinamento sobre como o trabalho deve ser executado é passado pela franqueadora.
“É um modelo simples e de baixo custo para quem quer começar a empreender ou mesmo para pessoas que já atuam em outras áreas relacionadas com comunicação e marketing. Pode ser um complemento, inclusive, para um dono de bar ou restaurante”, comenta.
O valor de investimento recomendado parte de R$14,9 mil com retorno previsto para até seis meses. Tal resultado, no entanto, depende da produtividade do franqueado e da sua região de atuação.