Franquia de bubble tea quer dobrar operação em 2022

Pioneira no preparo da bebida no Brasil, Bubble Mix encerrou 2021 com 60 unidades

Rede de franquias pioneira no segmento de bubble tea no Brasil, a Bubble Mix encerra 2021 celebrando bons números, já que a marca chegou ao fim do ano com mais de 60 unidades em funcionamento. Já para 2022, a expectativa é dobrar a operação, especialmente em razão da retomada econômica, impulsionada pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, e pela demanda represada de empreendedores que pouparam durante o isolamento social e agora desejam investir em um negócio.

Atualmente, a rede conta com três aplicações de seu modelo de franquia: lojas de rua, com investimentos a partir de R$ 117.600,00; quiosques em shoppings, galerias comerciais e supermercados, com investimento inicial partindo de R$ 128.600,00 e lojas em shoppings e galerias comerciais, que partem de R$ 145.600,00.

A estimativa de retorno do investimento após varia de 12 a 36 meses, enquanto o faturamento médio de lojas com um ano de funcionamento é de R$ 41 mil mensais.

“São valores estimados para montar o negócio, que dependem do estado do imóvel e incrementos que o franqueado precisará ou poderá fazer. Os investimentos englobam custos pré-operacionais, como abertura da empresa e emissão de certificado digital; taxa de franquia; enxoval inicial com máquinas e utensílios; equipamentos obrigatórios, como máquina de selar copo, máquina de gelo e de água quente, por exemplo; e a parte estrutural do negócio, incluindo projeto, marcenaria e acabamentos”, explica Rogério Arcanjo, sócio-proprietário da Bubble Mix.

Sobre o perfil de franqueado ideal, ainda que haja exigências como ter, no mínimo, 21 anos de idade, residir no município onde será instalada a unidade e possuir capacidade financeira para o investimento total no negócio, Arcanjo é enfático: disponibilidade e vontade para se dedicar ao negócio são os pontos principais.

Em relação às localidades de atuação, hoje a marca conta com uma operação muito forte no Sul do país e presença em todas as demais regiões, sendo que a expansão prioriza regiões com boa densidade demográfica, clima que favoreça o consumo de chá durante todo o ano e logística facilitada.

Case de sucesso durante a pandemia

Durante a pandemia de Covid-19, a Bubble Mix desenvolveu um modelo de nanofranquia que foi um verdadeiro case de sucesso para seguir com a expansão da marca mesmo em um momento delicado da economia. O negócio consistia na abertura de espaços menores da Bubble Mix em estabelecimentos como academias de ginástica, sorveterias, lanchonetes e lojas de açaí, com cardápio reduzido e menos investimentos.

“Ainda que a franquia tradicional tenha sido nosso carro-chefe mesmo durante a pandemia, tivemos uma boa saída de nanofranquias e chegamos a ter 16 operações nesses moldes. Foi bom para a Bubble Mix, pois conseguimos seguir com a expansão da empresa e dar vazão ao nosso estoque, e para os empreendedores, que utilizaram espaços ociosos de seus estabelecimentos para ofertar um diferencial aos clientes”, conta Arcanjo.

As nanofranquias permaneceram no portfólio da Bubble Mix até outubro de 2021, quando a rede decidiu que, apesar do sucesso do modelo durante a crise sanitária, a expansão deveria focar nas aplicações de lojas de rua, quiosques em shoppings, supermercados e galerias comerciais e lojas em shoppings e galerias comerciais.

O bubble tea

Bebida de origem taiwanesa sensação no mundo todo, o bubble tea foi criado na década de 1980 e possibilita combinações saborosas, saudáveis e únicas de chás gelados e quentes, café, cremes, extratos de frutas e outros ingredientes exclusivos, como as pérolas de tapioca, poppings (bolinhas saborizadas que estouram na boca) e jellys (pedacinhos de gelatina).

Para Arcanjo, o sucesso do empreendimento se deve porque o core do negócio está pautado no chá, que além de saboroso e refrescante é uma opção mais saudável aos refrigerantes e sucos industrializados.

“Dos últimos anos para cá, temos visto uma preocupação cada vez maior do público com o que é ingerido, com aumento no consumo de produtos saudáveis. Nossos chás são de infusão, feitos na hora, sem adição de conservantes”, afirma o sócio-proprietário da Bubble Mix, que acrescenta que o bubble tea é uma bebida que faz sucesso com diversos públicos, dos adultos fit aos idosos que adoram uma pausa para o chá, passando pelos adolescentes que se interessam pela cultura asiática e por nossos produtos diferenciados.

Trajetória

A concepção da Bubble Mix começou no fim de 2012, quando os fundadores da empresa viajaram a Taiwan para aprender as receitas do bubble tea, fizeram benchmarking com diversas marcas locais e fecharam uma parceria exclusiva com o maior fabricante de insumos para a bebida do mundo.

Após retornar ao Brasil, os sócios estudaram esse mercado que também vinha se desenvolvendo em países como Estados Unidos, Canadá e diversas regiões da Europa. Em meados de 2014, abriram a primeira loja da marca e dois anos depois, após validação do modelo de negócio, a primeira franquia do grupo foi inaugurada em Curitiba (PR).

Em 2017, a Bubble Mix foi uma das empresas participantes do programa Shark Tank Brasil, atração na qual empreendedores negociam com renomados investidores. No ano seguinte, recebeu a premiação ABF+RDI de design de quiosque, promovida pela Associação Brasileira de Franchising e pelo Retail Design Institute, e em 2020 foi chancelada com o Selo de Excelência em Franchising.