Franquia Ctrl+Play vai de 12 a 124 escolas em um ano e projeta crescer 72% até fim de 2025

Há quase uma década, rede de ensino de programação e robótica foca em jovens de sete a 17 anos; franquia faz parte do grupo CNA+

Empreendedores brasileiros sabem que não é fácil iniciar um negócio do zero, implementar o modelo de franquias e ter perseverança para crescer; mas, quando a solidez é alcançada, tudo vale a pena. A rede Ctrl+Play, de ensino de programação e robótica para jovens, conhece bem essa sensação. Desde que o grupo CNA+ adquiriu a escola, no final de 2023, a franquia de tecnologia expandiu o negócio em tamanho e serviços. Em um ano, o que antes eram 12 unidades hoje alcança mais de 120 espalhadas pelo Brasil. A expectativa da rede é crescer 72% até dezembro de 2025.

Uma meta que vem com um peso e orgulho diferentes. Em agosto deste ano, a escola completa 10 anos oferecendo cursos para crianças e adolescentes, ajudando a construir uma relação saudável com a tecnologia e contribuindo para sua formação como profissionais do futuro.

“Desde o começo, nossa missão foi entregar o ensino que os jovens merecem, com professores que os ouvem e adaptam as aulas às suas necessidades. Crescemos e ganhamos maturidade desde 2023, e temos grandes planos para esta nova década. Mesmo com o crescimento da rede, a missão daquele início não saiu de vista, ela só tem se fortalecido para chegarmos a níveis ainda mais altos de excelência”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play.

O aumento de franquias da rede ajuda a levar essa oportunidade de conhecimento a mais alunos e expandir o negócio. A movimentação que começou há pouco mais de um ano junto ao CNA gerou frutos importantes para a história da rede em 2024, que aumentou o número de colaboradores, o portfólio, ganhou novos logo e posicionamento de marca.

Entre os produtos atuais está o carro-chefe de aulas de programação e robótica para jovens de 7 a 17 anos; o modelo de parceria de “Ctrl+Play na Escola”, que oferece aulas extracurriculares em escolas públicas; e o “Ctrl+Pro”, curso de Inteligência Artificial e Data Science para adultos, lançado em agosto de 2024.

Com tudo indo de vento em popa, em setembro foi inaugurada a centésima unidade, em Uberlândia (MG). Atualmente, são 4.891 alunos ativos nas escolas presenciais — algumas das quais somadas às unidades do CNA — e 225 só na Digital School, modelo de franquia online do grupo.

A rede foi idealizada em 2015 pelo diretor, que é engenheiro de computação e percebeu, ao longo da carreira, a necessidade de profissionais qualificados nas empresas. Ele já ensinava meninas de escolas públicas a criar aplicativos e, observando a demanda do mercado nacional e práticas globais de ensino de tecnologia, tirou a ideia de fundar a Ctrl+Play do papel.

Capacitar jovens cedo pode ser alternativa para escassez de talentos

Ainda que o cenário de TI tenha mudado drasticamente desde então, a escassez na área continua sendo uma dor para muitas empresas e recrutadores. No Brasil, a falta de talentos no setor de tecnologia da informação chega a 84%, de acordo com a Pesquisa de Escassez de Talentos 2025 do ManpowerGroup.

Esses dados mostram como a capacitação de profissionais é importante, ainda mais durante a infância e adolescência. Começando desde cedo, os jovens chegam à vida adulta, universidades e vagas com uma bagagem de conhecimentos em programação e habilidades sociais que faz toda a diferença nas organizações e na vida pessoal.

“O mercado de franquias muda rapidamente ano após ano, e uma certeza que temos é que queremos andar lado a lado com essas transformações, sempre inovando e encontrando novas formas de entregar cursos com qualidade para nos ajudar a crescer a operação. O segmento de tecnologia tem grande potencial, e preparar os jovens para esse futuro é um compromisso importante que firmamos com os pais, os responsáveis e a sociedade”, complementa Henrique.