Franquia Convex Brasil ‘forma’ novos joalheiros e vende joias para todas as classes

Rinaldo Monaco é CEO da Convex Brasil, franquia que fabrica e comercializa joias em aço, prata e prata revestida em ouro, em um dos responsáveis por essa democratização

As primeiras joalherias datam da Idade Média (476 d.C. a 1453). De lá para cá, esse mercado cresceu e se tornou um negócio, principalmente, passado de geração para geração. Mas para fortalecê-lo, era necessário formar novos joalheiros e tornar as opções de joias mais acessíveis para todas as classes sociais. No Brasil, um dos responsáveis por isso foi Rinaldo Monaco, hoje CEO da Convex Brasil, franquia que produz e comercializa joias em aço, prata e prata revestida em ouro, sendo pioneira nas em aço no país.

Desde a infância, Monaco já tinha um espírito empreendedor. O primeiro emprego foi aos 10 anos em uma loja de calçados. “Trabalhava para ter meu próprio dinheiro e conseguir comprar minhas próprias coisas, sanduiches, materiais para fazer pipas, brinquedos”, conta.

Aos 13 anos, iniciou em uma empresa ligada a multinacional do segmento de bens de consumo. Começou na área de expedição, mas fazia o que fosse preciso. “Com o tempo, adquiri conhecimento em diferentes áreas, como a fiscal, contabilidade, faturamento e contato direto com o departamento comercial”, relata.

Então, aos 18 anos, iniciou o trabalho direto na multinacional, agora no setor de vendas. Foi promovido repetidas vezes até chegar ao cargo de gerente nacional de vendas. Mas foi aos 31 anos que a vida de Monaco mudaria para sempre.

Mais ou menos nessa época, um de seus distribuidores puxou assunto sobre o ramo joalheiro. “Foi meu primeiro contato com esse mercado”, lembra. Monaco ficou interessado e começou a se informar. Quando percebeu, já estava envolvido ao ponto de mudar de área.

Assim, em 2000, o empreendedor se tornou diretor de uma fabricante de joias da década de 1980, e que rapidamente ganhou o mercado nacional. Era seu maior desafio profissional, e Monaco deu conta, se tornando sócio também. Ali “nasceu” a Convex Brasil.

Uma de suas primeiras ações foi introduzir as joias de aço ao mercado nacional. “Fomos pioneiros na distribuição em grande escala dessas joias no Brasil”, comenta. Mas não foi fácil, houve muita resistência.

“Naquela época, a maioria das joias de ouro feminina eram fabricadas com muitas pedras preciosas ou semipreciosas, e as joias de ouro masculinas não tinham muito design”, lembra. “Foi aí que surgiu a ideia de trazer para o Brasil as joias em aço e, como elas não existiam no país, tínhamos que explicar para os joalheiros todos os detalhes e mostrar que era uma ótima opção”, lembra.

Para isso, a Convex Brasil começou a participar dos maiores eventos joalheiros do país. “Chegamos a participar de 26 eventos no mesmo ano e em três simultaneamente”, conta. Então, Monaco montou uma equipe de vendas para atuar em todo território nacional, levando a possibilidade de fazer negócios com as joalherias de todos os portes.

Com essa estratégia, a Convex Brasil ganhou mercado com as joias de aço e expandiu seu público. “Trabalhar com joias de ouro, prata e aço nos permitiu atender clientes das classes D a A”. Nesse período, a Convex Brasil já atuava em diversos segmentos e continuava crescendo.

Para atender tal demanda, a Convex Brasil precisou inovar e criou o sistema Express de fabricação de aliança em ouro. Na prática, em no máximo 24 horas após o pedido, as alianças ficam prontas, e são fabricadas do zero e para aquela pessoa ou casal, ou seja, algo bem personalizado, o que normalmente demora sete dias em outras marcas. “Somos pioneiros nesse sistema no Brasil também”, diz Monaco.

Em 2017, com a criação da franqueadora, “enxergamos a oportunidade de ‘formar novos joalheiros’, de expandir, e a criação da franquia foi mais adequada para isso. Hoje, com este modelo temos mais de 60 unidades e, no de quiosque, a rede soma 34 unidades”, diz.

“O franchising também nos permitiu ter um padrão nessa formação e criar uma nova geração de joalheiros no Brasil, abrindo espaço nesse mercado para além dos caminhos tradicionais, que são importantes, mas limitavam o crescimento do mercado”, completa.

Recentemente, a Convex Brasil inaugurou uma franquia em Maceió (AL), e uma unidade em Contagem (MG) no modelo loja, o primeiro da rede.

Para 2022, a meta é abrir mais 50 unidades de franquias. “Queremos crescer em todas as regiões do país e alcançar um faturamento sell out em mais de R$ 50 milhões, projeta. A Convex Brasil é uma empresa que produz joias de alta qualidade utilizando as mais modernas tecnologias, de forma sustentável, proporcionando beleza e estilo com valores acessíveis a todas as classes sociais”, finaliza.

Para ser proprietário de uma franquia, o investimento é de R$ 129 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 36 meses.