Franquia com passado: empresas adotam formato de franquias após anos de experiência no mercado

Cada vez mais donos de pequenas e médias empresas sonham em expandir seu negócio através do mercado de franquias. Mas antes de se arriscar nesse setor é importante avaliar questões como: se o negócio é escalável, tem perfil nacional e, principalmente, possui um modelo de administração sólido e de eficácia comprovada.

As dificuldades iniciais, comuns a qualquer empresa, são mais fáceis de serem resolvidas quando ela faz parte de uma rede que divide sua experiência, antecipando problemas e fornecendo soluções. Esta é a grande vantagem de se investir em uma franquia. De acordo com o Sebrae, a existência de unidade-piloto permite o domínio sobre os problemas e dificuldades que podem vir a ocorrer com os bens ou serviços comercializados pela franquia, de modo a comprovar a rentabilidade e a segurança do sistema. Diversas redes que conseguiram ter sucesso e se expandir rapidamente aderiram ao formato de franquia somente após um período de experiência no mercado.

Experiência que levou à perfeição
Antes de decidirem abrir a primeira unidade da Mineiro Delivery em São José do Rio Preto, em 2012, os fundadores da marca e também irmãos Marlon e Gabriel Ventura, já testavam como seria possível oferecer pratos tradicionais brasileiros nos tradicionais boxes de comida chinesa. “Nossa preocupação sempre foi oferecer uma opção que unisse a praticidade, higiene e sabor, então realizamos vários testes antes de descobrir as opções ideias” explica Marlon.

Somente três anos após sua fundação e da boa aceitação do público, os irmãos e os novos sócios – Paulo Yossimi e Dhionatan Paulino – decidiram adotar o formato de franquia. “Esses três anos à frente da Mineiro Delivery foram essenciais para estruturarmos a empresa, pois já passamos por todas as fases do negócio, o que nos permite ter mais conhecimento sobre o mercado e auxiliar o franqueado em qualquer situação”, ressalta Marlon.

25 unidades em apenas um ano de franchising
Apesar de estar no mercado desde 1995, a rede de serviços para ar condicionado Doctor Frio, decidiu adotar formato de franquia apenas esse ano. “Esse longo período no mercado nos fez adquirir experiência, e como qualquer região do país procura por esse tipo de serviço, adotar formato de franquia é uma grande oportunidade de oferecer serviços de qualidade para os clientes e mais segurança para o franqueado”, diz o diretor-executivo da marca, Abraão Barbosa. Em apenas um ano, a marca pioneira no setor de climatização já possui 25 unidades vendidas.

“Como estamos há 20 anos no mercado, investir no franchising é mais fácil, por termos vivenciado diversas fases e ver como o mercado de ar condicionado cresceu nos últimos tempos por conta do clima no país”, afirma Barbosa. No período de maior demanda, uma franquia chega a fazer uma média de 100 atendimentos por mês. Para este ano, a Doctor Frio espera encerrar o ano de 2015 com 30 unidades vendidas.

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