O mercado imobiliário registrou uma grande alta durante os últimos anos, mesmo com a crise econômica gerada pela pandemia. De acordo com os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no ano passado os lançamentos de imóveis avançaram 25,9% em relação a 2020, chegando a 265.678 unidades. Além disso, no mesmo período as vendas cresceram 12,8%.
Com isso, investir nesse setor está cada vez mais vantajoso e lucrativo, chamando a atenção de novos empreendedores. A rede Bikasa Negócios Imobiliários – primeira franquia imobiliária a ser exclusivamente digital no Brasil – iniciou a sua expansão por meio do franchising em 2021 contando com um modelo de negócio atrativo e de alta rentabilidade.
Para ajudar nesse crescimento e no desenvolvimento da franquia, a Bikasa ingressou no programa University da 49 Educação, que tem como objetivo guiar a construção de startups através de turmas 100% ao vivo, online e focadas em execução.
“Nós buscamos esse programa da 49 Educação, justamente para trazer mais inovação e ideias, pois entendemos que o trabalho conjunto entre startups agrega valor ao nosso planejamento estratégico, juntamente com valor que desejamos demonstrar aos nossos novos franqueados”, explica o diretor executivo da Bikasa Felipe Wichmann.
Além disso, o executivo garante que a intenção da rede é sempre estar entregando novidades tecnológicas ao negócio e para fazer isso eles buscaram a parceria da instituição.
Metodologia do programa
Atualmente, a Bikasa já participou de três encontros online, sendo denominado como período de “aquecimento”. Também já está sendo alinhado às expectativas entre as empresas e os contatos entre gestores de outras startups que estão presentes no mesmo programa.
“Isso contribui para a troca de experiências e para o bom relacionamento, pensando em podermos agregar conhecimento e possibilidade de, ocasionalmente, dispor da ampliação de novos serviços com a troca de vivências que sempre existe no meio das startups”, detalha Wichmann.
A metodologia utilizada pela 49 Educação fornece uma estrutura voltada para a prática rápida na criação de startups e negócios inovadores.
Felipe cita que através da metodologia própria da 49 é possível contar com um modelo educacional que valoriza uma aplicação empreendedora aos negócios. “O programa conta com mentorias de empreendedores e investidores do ecossistema de inovação internacional e nacional.”
Além disso, a instituição, que foi inspirada em operações que estão no Vale do Silício, nos Estados Unidos, ajuda os empreendedores a aperfeiçoar o seu negócio do zero até a etapa de buscar investimentos.
Captação de investimento
Vale destacar que através dessa instituição existe uma comunidade de startups em que ocorre o relacionamento, a troca de ideias e os métodos de negócios inovadores, onde os próprios proprietários podem trocar experiência e conhecimento através do networking, pelo fato de o sistema integrar participantes e estimular essa troca.
“Por se tratar de um meio tecnológico, é possível encontrar investidores que fazem parte do processo e na possibilidade de apresentação de negócios, com isso, a Bikasa poderá ser alavancada pelos investidores que fazem parte desta comunidade e têm a intenção de identificar potenciais marcas que estejam participando de rodadas de negócios”, comenta o diretor executivo da rede.
Ele ainda comenta que alguns investidores possuem o interesse de inserirem aporte financeiro para a expansão e a soma das ideias, produtos e serviços, gerando um crescimento mais ágil no cenário econômico.
Objetivos e benefícios aos franqueados
Além de agregar valor ao modelo de negócio da Bikasa, a rede também tem como objetivo executar o desenvolvimento de um novo produto, sendo ele voltado aos franqueados existentes, explica o CTO da Bikasa, Alberto Schaffer.
Wichmann diz que isso também ajudará a atrair mais interessados em adquirir a franquia. “Assim estaremos executando nossa expansão e conseguiremos atingir a meta de conquistar mais 100 franqueados ainda em 2022.”
Aos franqueados da rede, essa participação levará vários benefícios e vantagens, pois, segundo o diretor executivo, todas as ideias e conhecimentos adquiridos, serão replicados aos seus corretores. “Pretendemos construir uma nova plataforma de serviços para que nossos franqueados possam trabalhar consultivamente aos seus clientes compradores de imóveis, podendo ter uma renda recorrente, conforme nossa pesquisa de mercado demonstrou ser uma das dores do corretor de imóveis.”
Esses diferenciais irão proporcionar mais ganhos aos franqueados e também aos clientes do negócio. “Entendemos que atualmente, mais do que nunca, a alta qualidade no atendimento se faz necessária para uma melhor experiência durante a jornada de compra e atendimento às partes envolvidas, sendo assim englobamos maiores possibilidades de negócio e atuação”, finaliza Schaffer.